Não à Desocupação do Pinherinho! Trabalhadores dão exemplo de coragem e luta!
16 de janeiro de 2012
Nota do Espaço Socialista:
Não à Desocupação do Pinherinho! Trabalhadores dão exemplo de coragem e luta!
Paira neste momento a ameaça de uma carnificina no Pinheirinho, comunidade resultante de uma ocupação realizada por trabalhadores há 8 anos.
A área de 1 milhão e 300 mil metros quadrados pertence à massa falida do mega especulador Naji Nahas, cujo o único credor é a Prefeitura de São José dos Campos. A dívida de IPTU é superior a R$ 15 milhões. O local onde está a ocupação Pinheirinho é extremamente valorizada.
A ação armada que se avizinha é totalmente desproporcional: de um lado milhares de policiais da Tropa de Choque, cavalaria, cães, máquinas e helicópetros. De outro algumas centenas de trabalhadores com métodos de defesa totalmente improvisados, armados apenas de sua coragem e desespero ao defender a única oportunidade que tiveram em suas vidas de ter uma moradia: oportunidade que eles mesmos construíram com sua luta através da ocupação e de seu suor na construção de suas casas.
O papel do Estado, através de suas instituições, não poderia ser mais irresponsável, ao se colocar incondicionalmente ao lado da empresa que reclama a propriedade da área ignorando a realidade de mais de 6000 moradores.
A intransigência da parte da prefeitura, do governos do estado e a omissão do governos federal se recusando em intervir para impedir o massacre e buscar uma solução negociada são evidentes e revoltantes.
Mostram até que ponto o estado como um todo coloca a lucratividade de corruptos e sangue-sugas muito acima do direito e da vida de milhares de trabalhadores.
Os interesses de especulação imobiliária a partir do boom da construção civil em grande medida basedado no crédito e no endividamento incentivados pelo governos estadual e federal, enchem os olhos dos abutres da especulação imobiliária, de olho em qualquer área que possam lançar seus emprendimentos afim de auferir altíssimos lucros junto a quem possa pagar os preços exorbitantes de apartamentos luxuosos. O terreno fica próximo a condomíniosde alto padrão.
Trata-se da intervenção direta do estado para aumentar os lucros do capital, para fazer frente aos reflexos da crise que se mostram também no Brasil particularmente a partir do último trimestre passado em um claro ataque às condições dos trabalhadores.
Dessa forma o Espaço Socialista coloca-se incondicionalmente ao lado dos trabalhadores do Pinhierinho e de seu direito de defesa da área que ocupam desde 2004.
Chamamos a atenção para a necessidade da mais ampla solidariedade com a ocupação. A responsabilização total da carnificina que venha a ocorrer será dos governos municipal, estadual, federal e da Justiça que adotam a maior intransigência e omissão criminosa frente à grave situação instalada.
Defendemos a desapropriação sem indenização da área, uma vez que pertencia a uma massa falida, e que seja entregue à comunidade de trabalhadores que lá habita.
Alertamos a todos para o fato de que o capitalismo está recrudescendo suas tendeências destrutivas. É um sistema que cada vez mais demonstra sua incompatibilidade com a humanidade e a natureza. A lógica do lucro deve ser quebrada e uma nova sociedade deve ser organizada pelos trabalhadores. Isso só poderá acontecer com a luta direta dos trabalhadores. Os moradores do Pinhierinho com sua coragem e organização nos dão um exemplo a ser seguido cada vez mais daqui para frente.
Ao mesmo tempo nos chamam a declarar a solidadriedade e o apoio concreto e material de todos os sindicatos e movimentos através de presença física, apoio financeiro, doações, telegramas e moções aos governos e à “Justiça” no sentido de pressionar de todas as formas e tentarmos evitar que o pior aconteça.
São Paulo, 17 de janeiro de 2011
Espaço Socialista