Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Mumia Abu Jamal: A Luta Continua!


25 de abril de 2010

Como resultado das manifestações pelo mundo afora, o juiz federal Willian Yohn, suspendeu, pela segunda vez, a execução do ativista negro Mumia Abu Jamal que desta vez estava marcada para o ia 02 de Dezembro de 1999.

Esta campanha internacional tem importância por vários aspectos:

  1. Coloca à disposição do mundo inteiro o caráter racista e parcial da justiça (?) americana. A pena de morte e racismo do Estado americano são a ponta do iceberg da exploração e opressão que os trabalhadores americanos, principalmente os negros e chicanos (imigrantes provenientes dos países latinos), sofrem diariamente nas mãos dos maiores capitalistas do mundo. Nos EUA têm ampliado a aplicação da pena de morte. Até o mês de setembro 76 pessoas foram executadas, sendo o maior índice desde 1945 e tem servido como uma ameaça aos setores mais explorados da sociedade americana, exatamente aqueles que oferecem maior risco à estabilidade americana. Dos 3500 condenados à morte 40% são negros e outros aproximadamente 40% são os chicanos. Na Pennsylvania, onde os negros é de apenas 9% da população total, dos condenados à morte 62% são negros. Das 176 ordens de execução do Estado da Pennsylvania, 100 são negros, os chamados afro-americanos.
  2. Mostra que a chamada maior democracia do mundo é na verdade a maior ditadura do mundo. E os atos de autoritarismo e ditatoriais não se restringem às intervenções e ataques aos povos em luta pelo mundo afora, mas também aos lutadores e ativistas dentro do Estado americano. Múmia é na verdade o bode expiatório, o exemplo que os lutadores não devem seguir, pois, senão terão o mesmo fim. Múmia esta sendo condenado por sua luta contra a opressão às populações minoritárias. Aliás, o imperialismo americano já tem uma dívida para com os trabalhadores do mundo com o assassinato covarde dos inocentes anarquistas Sacco e Vanzetti. O processo que Múmia sofre parece muito com aqueles roteiros dos filmes americanos em que provas são falsificadas, o júri é escolhido a dedo e o juiz é declaradamente parcial e racista. Só que na vida real, não basta um golpe de sorte para se descobrir as maracutaias, mas sim a ampliação e massificação dessa campanha.
  3. Nos últimos anos poucas campanhas alcançaram tamanha repercussão internacional, onde praticamente todas as correntes do pensamento revolucionário, de entidades estudantis, sindicais, direitos humanos e anarquistas se engajaram nesta campanha que já obteve duas vitórias parciais que foram a suspensão da execução em 95 e agora em 99. Essa campanha também tem importância pelo resgate da solidariedade internacional dos trabalhadores e povos oprimidos do mundo inteiro, que os stalinistas e burocratas retiraram do movimento dos explorados do mundo. Foram diversas manifestações pelo mundo afora como França, Alemanha, diversos Estados americanos, Equador, Argentina entre outros e no próprio Brasil aconteceram diversas manifestações.

Próximos passos

Após a suspensão provisória da pena as manifestações continuaram com maior intensidade como na embaixada americana em Brasília e nos consulados americanos no dia 21 de março, em Fortaleza que reuniu 120 pessoas. A banda Rage Against Machine, uma das mais expressivas bandas da atualidade tem colocado seus shows à disposição dessa campanha, denunciando publicamente a tentativa de assassinato contra a vida de Mumia.

Todos os militantes do movimento social, independente de sua posições políticas, devem se engajar nessa campanha para salvar a vida desse ativista, organizando em cada local ( de trabalho, de estudo, de moradia, etc…) atividades para continuar as denuncias e pressão internacional.

Mande mensagens de protesto para:

Embaixada americana:
SES 801 LT3
Brasília ; CEP 70403-900

Envie carta e/ou FAX protestando para: Governador da Pensilvania:
Thomas Ridge
Main Capitol
Building, Room 225
Harrisburn, PA 17210- USA
FAX 717- 783 1396

Manifestações de solidariedade e apoio à Mumia:

Centro de Solidariedade à Mumia Abu-Jamal

 

AM 8335, SCI Green, 1040 E. Rpy F. Hwy

 

Waynesburg, Pensilvania, PA 15370-USA.