Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Contribuição à Marcha Contra o Genocídio da População Negra


22 de agosto de 2014

Clique aqui para fazer o download do panfleto em PDF.

Genocídio = eliminar de diversas formas

Contribuição à marcha contra o genocídio da população negra

Foi publicado o Mapa da Violência no Brasil, e novamente se registra o aumento dos índices de assassinatos nas periferias.

Não precisaríamos de dados oficiais para confirmar o que presenciamos no dia a dia: o aumento da violência do Estado em vários níveis.

No primeiro semestre de 2014, em São Paulo, a Polícia Militar matou 62% a mais que esse período de 2013 (são 05 mortes a cada 02 dias). Coincidentemente, nesse mesmo período o país vivia o clima de Copa do Mundo, e as manifestações e greves eram cruelmente reprimidas.

Criar um clima de que “está tudo bem”, retirar direitos e implementar diretamente o assassinato de uma parcela da população têm sido o caminho construído para a classe trabalhadora por governos como o de Alckmin (PSDB) e de Dilma (PT).

Os filhos da classe trabalhadora

Nas periferias, continuamos com a falta de saneamento básico, de hospital, de escola e de transporte públicos. Enfrentamos a falta de moradia seguida pelo alto custo do aluguel; emprego sem carteira assinada com baixo salário e sem direitos trabalhistas ou o desemprego.

Entrar numa faculdade é enfrentar também essas dificuldades e ainda lutar por uma vaga e um curso, competindo com pessoas em condições muito melhores.

Lazer, informação, cultura e condições para realizar a nossa sexualidade tornam-se privilégios num espaço limitado que reforça o individualismo e impõe a falta de privacidade.

Ao mesmo tempo, nos deparamos com índices bastante injustos: os 79% da população que recebem até 3 salários são os que pagam mais impostos no país; o número de jovens negros assassinados aumentou em mais de 30%; entre os que procuram emprego há mais de um ano, os jovens negros representam mais de 60%.

Essas são algumas das formas de humilhar e eliminar uma parcela da classe trabalhadora. São necessidades presentes no sistema capitalista e sustentadas pelo governo de Dilma, que segue comprometido com o empresariado, banqueiros, empreiteiros, etc. Nenhum governo da burguesia, inclusive os do PT, rompeu ou romperá com o genocídio da população negra da classe trabalhadora. Estão comprometidos com o lucro certo, independente do sangue derramado.

Enfrentar com organização e luta direta

Nenhuma confiança nos governos da burguesia! Não nos representam as organizações sociais e do Movimento Negro que se retiram das lutas, se afastam dos problemas reais das periferias em troca de benefícios (verbas, cargos, facilidades para Ong´s, etc.) e poupam os governos que exterminam a população negra da classe trabalhadora nos vários cantos do país.

Tomar as ruas contra o capitalismo, que sustenta o racismo presente em todos os aspectos de nossas vidas! Organização e luta direta contra os governos da burguesia (PSDB, PT e demais de direita), nenhuma ilusão nas eleições, para que a classe trabalhadora tome em suas mãos o seu destino!

Contra o genocídio da população negra da classe trabalhadora! Organização e luta nos locais de moradia, trabalho, sindicatos e estudo!aqui

Pelo direito à moradia digna; ao trabalho; à escola/universidade, hospital e transporte públicos de qualidade!

Por cotas proporcionais no mercado de trabalho, universidades e escolas técnicas municipais, estaduais e federais. Expansão de vagas nas universidades públicas e o fim do vestibular! Pelo fortalecimento da cultura afro-brasileira e a destituição de governos que boicotam a aplicação efetiva da legislação existente! Não pagamento da Dívida Pública e aplicação do dinheiro para essas medidas!

Pela liberdade de Rafael Braga e dos vários encarcerados injustamente pela “Justiça” brasileira! Em memória d@s negr@s filh@s da classe trabalhadora arrastad@s e assassinad@s pela repressão existente nos bairros do país e do mundo, tomemos o exemplo da revolta Ferguson!

Unirmos as lutas contra o genocídio, por direitos dos trabalhadores negros e das periferias, com greves e manifestações, urgente!

Lutarmos pelo socialismo para transformar a sociedade e destruirmos todas as formas de opressão e exploração!