Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Todo apoio à resistência da Vila dos pescadores do Jaraguá!


8 de agosto de 2014

10400804_10152564046537866_3217055139740511340_nA prefeitura de Maceió, agindo em consonância com os projetos de habitação urbana capitaneados pelo Ministério das Cidades, insiste em caluniar e criminalizar a comunidade que vive da atividade pesqueira no histórico bairro do Jaraguá, com o objetivo de remover as 79 famílias que habitam o local para que seja construído estaleiros de alto padrão, como parte do denominado projeto de “Centro Pesqueiro”.

Nós, militantes do Espaço Socialista, solidarizamo-nos com estes trabalhadores e fazemos coro com eles em seu grito de resistência. É preciso que todos saibam que o projeto de revitalização original da Vila dos Pescadores não planejava a expulsão dos moradores. O projeto foi alterado! Várias famílias já foram transferidas para o conjunto de prédios no bairro do Pontal da Barra, mas a questão é que, além de não ter prédio suficiente para todos, os prédios ficam distantes do seu local de trabalho.

Ademais, é necessário compreender que a Vila dos Pescadores faz parte da identidade cultural do bairro do Jaraguá. Ela existe há muitos anos na região e, ao longo do tempo, sempre foi vítima do descaso da prefeitura da cidade de Maceió. Os trabalhadores tiveram serviços essenciais negados pelo poder público e continuam sofrendo com uma permanente campanha midiática de criminalização da Vila, quando acusados de serem os atores de inúmeros casos de violência e tráfico de drogas. A prefeitura não promove o saneamento básico no local, não recolhe o lixo e não estimula as atividades desenvolvidas pelos moradores. O que ela faz é afirmar que os bandidos estão escondidos lá dentro… Nós sabemos muito bem onde se escondem os bandidos!

Esta é, pois, a maneira encontrada pelo governo do PSDB para higienizar a região e dar início a um projeto que beneficiará a classe dos empresários ricos. Deparando-nos com esse conflito de classes, nós nos posicionamos do lado da Vila, do lado daqueles que acordam cedo para pegar o seu peixe e não do lado dos burocratas, dos ricos, de quem nunca jogou a rede no mar, mas que insiste em dizer o que é melhor para a comunidade pesqueira. Quem sabe o que é melhor para a comunidade é a própria comunidade, através da associação de moradores!

É preciso, ainda, informar que a prefeitura não está considerando as ideias alternativas de urbanistas que também estão abraçando a Vila. Estes, afirmam que é totalmente possível a construção de residências no próprio território, mesmo com a construção do “Centro Pesqueiro”, visto que a obra deixará imensos espaços vazios. É nesse tipo de situação em que o discurso da “participação cidadã” cai por terra! Por que não considerar os projetos dos urbanistas que abraçam a Vila? …Porque em nome do desenvolvimentismo, sob a falácia do “desenvolvimento sustentável”, só há espaço para o lucro!

Não nos calaremos diante da intimidação policial em uma possível ordem de despejo, pois somos muitos e somos fortes! Em apoio à construção das residências das famílias dos pescadores em seu próprio local de trabalho, nós abraçamos a Vila!

Espaço Socialista e Abrace a Vila