Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Todo Apoio à greve dos Professores do IFAL-Alagoas!


17 de junho de 2014

Repúdio às agressões aos servidores do IFAL e membros do sindicato ocorridas no campus Satuba-Alagoas!

baf74bd210f2811bac515dcbe9eb61c3cd9d2a3e

Viemos nessa nota nos solidarizarmos com os servidores do IFAL (Instituto Federal de Alagoas) e das demais Instituições Federais de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico que estão em greve há dois meses, e que ao se levantarem em luta enfrentam agora o endurecimento não apenas do governo Dilma, mas também a repressão das gestões locais e setores de direita, inclusive aqueles ligados a grupos de caráter fascista.

Em particular o caso que motiva essa nota foi a agressão física a servidores e alunos membros do Comando de Greve do IFAL no campus Satuba.

Esses fatos ocorreram no dia 09 de Junho quando o comando de greve estadual estava realizando um ato naquele campus e alguns membros foram acusados, sem nenhum fundamento, de ter agredido um aluno.

A gestão local, anti-grevista, se aproveitou desta acusação para criar um fato que pudesse desmoralizar o movimento paredista e convocou um pequeno grupo de pais que, ao chegar, passaram a agredir servidores do Instituto Federal de Alagoas.

A reitoria de imediato, e de forma irresponsável, lançou uma nota criminalizando o movimento e os servidores que participaram do ato, sem ao menos escutar ambas as partes e reproduzindo o discurso da direção do Campus Satuba.

Essa tendência repressiva de direita está ficando cada vez mais forte. Além de criminalizar os movimentos sociais, há uma grande mobilização das elites para deslegitimar o direito de greve. E a burguesia está fazendo de tudo para que isso aconteça.

Esse alerta e chamado tornam-se ainda mais importantes, dado o histórico de violência das “elites” alagoanas (famílias de latifundiários, usineiros, donos dos meios de comunicação), acostumadas a resolver os problemas na base da bala, e com capangas. Isso torna ainda mais preocupante o quadro de acirramento provocado pelo governo federal, ao não negociar com os professores em greve, em conjunto com as gestões dos IFAL’s que passam a lançar mão e a incentivar a ação de setores/grupos de ultra-direita/fascistas contra as lutas dos trabalhadores.

Viemos então reafirmar solidariedade ativa à Greve das Instituições Federais de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, assim como também à Greve dos Técnicos das Universidades Federais e ao mesmo tempo chamar à unidade na luta contra a repressão e pelo direito de greve e de manifestação dos trabalhadores. Vamos publicar essa Nota e outras de apoio a essa luta e repúdio aos agressores. Vamos divulgar esse caso e demonstrar que não nos calaremos com ameaças de setores preocupados apenas com seus interesses individualistas. Nossa luta é por Uma Educação Pública, de Qualidade, Laica e Democrática para Todos!

  • Em defesa do direito de Greve e de Manifestação dos Trabalhadores e Estudantes! Punição dos agressores de direita! Responsabilização da Gestão do IFAL-Satuba!
  • Pelo atendimento imediato das reivindicações da Greve dos Institutos Técnicos Federais e dos Técnicos das Universidades Federais!
  • Pela unidade das lutas e solidariedade aos que lutam!