Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Seminário: “O Papel da Educação na Sociedade de Classes”


30 de outubro de 2013

 Convite Seminário Professores

 O Espaço Socialista convida a todos(as) para o estudo “O Papel da Educação na Sociedade de Classes”.

Tal estudo pouco comum na esquerda (infelizmente) é extremamente necessário pela situação que enfrentamos tanto na Educação Pública como privada e particularmente pela posição e papel que cabe aos professores dentro disso.

Vemos uma Educação voltada cada vez mais para a formação hierárquica da mão de obra para o sistema (uma parte menor com qualificação e voltada para os melhores empregos e uma outra, a grande maioria, para os empregos precários e temporários), e cada vez mais para a contenção social, o controle e a repressão da juventude.

Esse projeto burguês opressivo de educação necessita para sua implementação, que os professores se coloquem cada vez mais como agentes defensores e repressores do sistema sobre os alunos, pais… etc.

Ocorre que a partir dos movimentos de junho/julho vemos um aumento da reação dos alunos, e os professores encontra-se diante de um dilema: reforçar e aprofundar o papel de agente ideológico/controlador/repressor determinado pelo estado ou desafiar esse papel unindo-se aos alunos, pais e demais trabalhadores para questionar esse projeto de conjunto e a sua própria posição dentro dele.

Porém para isso é fundamental conhecermos melhor o caráter da Educação ao longo da História, tanto nas sociedades em que não havia classes sociais (primitivas ou indígenas atuais) como nas sociedades de classes sociais antagônicas, como a sociedade burguesa.

Para esse estudo e debate indicamos três textos como subsídio:

Baixe o arquivo compactado aqui

O estudo/debate será realizado no dia 02/11 a partir das 09:00

Local: Rua Coronel Alfredo Fláquer, 285 – Centro – Santo André – SP

Confirme sua presença pelo evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/366402423494133

O seminário será em teleconferência com os companheiros de Alagoas e outros estados em que o Espaço Socialista tem participantes.

Ficaremos honrados com a sua presença!

Professores do Espaço Socialista