Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Nota de solidariedade ao PCB e ao Fórum Classista


30 de maio de 2016

solidariedade fundo vermelhoO Espaço Socialista vem, por meio desta nota, prestar solidariedade ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e ao Fórum Classista (coletivo que se estrutura no interior do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE) que recentemente tiveram documentos internos a estas organizações publicizados em redes sociais e citados em espaços públicos no estado de Alagoas.

O fato torna-se ainda mais grave quando verificamos que tal exposição foi realizada por um cógnito representante da esquerda local. Não concordamos e repudiamos a divulgação de informações internas de organizações de esquerda como método de debate político. Não há justificativas plausíveis para isso. Este é um procedimento próprio da direita reacionária e inaceitável entre aquelxs que se pretendem lutadorxs socialistas e revolucionárixs.

Vivenciamos dias sombrios para a esquerda. As hordas conservadoras avançam contra os trabalhadores e contra todas as organizações que se lançam para a linha de frente na batalha contra o capital. O próprio capitalismo já nos ataca cotidianamente e com um arsenal que, por vezes, nos causam feridas profundas. A última coisa de que precisamos, na atual conjuntura, é nos entregarmos a uma luta interna que, ao fim, não trará vencedores e nem contribuirá com a construção de uma sociedade emancipada.

O Espaço Socialista sempre se colocará na defesa dos organismos que se dedicam na luta contra o capital. Reconhecemos no PCB e no Fórum Classista dois dos mais importantes grupos que se empenham nesta batalha. Muitos companheiros e companheiras do Partido Comunista Brasileiro tombaram lutando para que tivéssemos chegado até aqui. Por outro lado, entendemos que a luta sindical antigovernista e anticapitalista é o eixo central do coletivo Fórum Classista. O desrespeito perpetrado contra estas organizações é um desrespeito a todxs que morreram antes, lutando pelo socialismo. É um desrespeito a todxs que lutam agora.