Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

REPUDIAMOS O ATENTADO COVARDE CONTRA O PROFESSOR MOACYR AMÉRICO!


16 de maio de 2016

censura-olhos-ouvido-boca

Nós militantes do Espaço Socialista, expressamos nosso mais profundo repúdio ao atentado contra o Professor de Itanhaém, Moacyr. Segundo a Nota emitida pela corrente a que o companheiro faz parte:
“Moacyr é diretor estadual da Apeoesp e integrante da Executiva Nacional da Intersindical sofreu uma tentativa de incêndio em sua residência. Um indivíduo jogou tinner e incendiou o carro que estava na garagem, o qual só não foi consumido pelo incêndio porque os vizinhos perceberam e acionaram a política militar.
As câmeras da rua flagraram o indivíduo cometendo o ato e tudo leva a crer tratar-se de uma ação política de retaliação contra a Subsede, por sua atuação contra desmandos com a educação pública. O professor Moacyr é um militante histórico na defesa dos direitos dos trabalhadores, tendo enfrentado a ditadura militar como metalúrgico e depois como professor tem dezenas de anos no combate aos ataques aos direitos da categoria do magistério, bem como, aos desmandos que os governantes têm praticado na educação.” “O ataque contra o Professor Moacyr é um ataque a todos os profissionais sérios que atuam no magistério em defesa da escola pública gratuita, laica e de qualidade. É um ataque contra aqueles que não se conformam com essas práticas nefastas e corruptas.” (Nota emitida pela corrente a que o companheiro pertence. Versão integral abaixo)

Nem é preciso dizer que esse ataque criminoso merece todo nosso repúdio e indignação, assim como medidas concretas como denúncia e aprovação de moções junto à APEOESP-Sindicato e suas subsedes, aos movimentos e redes sociais, pressão para abertura de inquérito investigativo, denúncia junto à Secretaria de Educação de SP e instâncias legislativas, no sentido de coibir novos ataques e colocar em guarda os demais ativistas e movimentos com medidas de segurança.
Companheiros do Espaço Socialista, Renovar Pela Luta em Santo André- ABC Paulista, também passaram por ataques devido à militância incomodar interesses e privilégios de setores que atuam nas sombras e de modo covarde. O casos mais recentes ocorreram há cerca de 1,5 ano quando companheiros do Espaço Socialista e independentes foram vítimas depredação, roubo de veículo e até ameaça de morte por telefone, devido à sua atuação de luta como membros da Executiva da Subsede APEOESP Santo André.
Naquele momento foi muito importante a resposta rápida e de solidariedade de entidades, ativistas e parlamentares de esquerda o que ajudou a amplificar a denúncia e a pressão pela investigação dos ataques e seus autores. Até hoje esses crimes não foram elucidados mas foram interrompidos.
Nesse novo momento de agravamento da crise econômica e política temos visto as forças de direita, reacionárias e inclusive fascistas se levantarem para tentar amedrontar e intimidar os trabalhadores e jovens para que não lutem e aceitem calados os ataques que se aprofundam contra os serviços públicos, os direitos e o emprego. Nesse marco que devemos entender o recrudescimento desses atentados e ao mesmo tempo cerrarmos fileiras em defesa dos direitos mínimos como o de manifestação e organização e ao mesmo tempo colocando no centro as bandeiras socialistas e construindo uma alternativa independente, dos trabalhadores.
Todo apoio ao companheiro professor Moacyr! Investigação e punição dos agressores!
Santo André, 16 de maio de 2016

Espaço Socialista