Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Carta Aberta às organizações e movimentos do campo de luta antigovernista – Organizemos uma Plenária Sindical e Popular do Espaço Unidade de Ação – ABCDMRR


14 de fevereiro de 2016

workers_uniteEscrevemos aos companheiros e companheiras, tendo como base as resoluções votadas por acordo na última Plenária Sindical e Popular, promovida pelo Espaço Unidade de Ação no dia 22/01 em São Paulo.

O ABCDMRR conforma uma das regiões mais importantes do setor industrial e de serviços interligado geográfica e politicamente.

Com o agravamento da crise do capital (que para nós é uma crise estrutural), os trabalhadores e a juventude da nossa região estão sendo duramente afetados pelo desemprego e precarização. Um exemplo é que todos os metalúrgicos das montadoras – mas muitos de outras empresas – estão inscritos em algum dos planos ligados à ameaça de desemprego: PDV (Plano de Demissão Voluntária), Lay off ou PPE (Plano de Proteção ao emprego). Ou seja, todos estão ameaçados.

Além disso, sofremos com a alta das passagens, o agravamento da questão da moradia, o aumento da violência policial nas periferias, as políticas de destruição/privatização implementadas nas escolas e universidades/faculdades públicas na região.

Por outro lado não é segredo o papel nefasto cumprido pela burocracia sindical no ABC de trava, limitação e direcionamento das lutas para acordos com a patronal no sentido de viabilizar as demissões, redução de salários e direitos, assumindo a defesa do governo Dilma que aplica um duríssimo ajuste fiscal, a Desvinculação das verbas da Educação e Saúde e a Reforma da Previdência e tributária em favor do empresariado. Além disso é conivente e promove a maior inflação dos últimos anos destruindo o poder de compra dos já baixos salários.

Assim, combinado ao impulso e unificação das lutas, é decisiva a construção de um campo de luta anticapitalista dos trabalhadores alternativo à oposição de direita e ao governismo que estão unificados pelo mesmo projeto do capital. Mas esse campo deve ser construído a partir da unidade prática (não apenas no discurso) e pela base (não apenas acordos de cúpula), com o máximo de organizações, correntes e ativistas independentes onde as decisões sejam tomadas nas próprias plenárias e as pessoas se sintam motivadas a participar e ajudar a construir. Uma verdadeira Frente de Esquerda Socialista e de Trabalhadores.

Na Plenária Sindical e Popular Nacional citada no início desta Carta, foi aprovada a proposta de “realização de Plenárias Estaduais e Regionais do Espaço Unidade de Ação onde for possível.”

Assim, propomos aos companheiros e companheiras das organizações citadas e a todos os ativistas trabalhadores e jovens que organizemos e façamos esforços para a realização de uma Plenária Sindical e Popular do Espaço Unidade de Ação do ABCDMRR para impulsionarmos e unificarmos as lutas na região e avançarmos nos construção do Campo Alternativo dos Trabalhadores contra a Oposição de Direita e o Governismo.

Essa é uma necessidade urgente. Assim, como proposta (apenas indicativa) de data para essa Plenária Regional Sindical e Popular apresentamos o dia 12/03.

Além desta Carta Aberta estaremos procurando as direções/coordenações das organizações e movimentos para concretizarmos essa proposta.

Espaço Socialista, 14 de fevereiro de 2016