Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Atividade em Alagoas: A crise da educação: parte do projeto educacional do Capital


20 de abril de 2015

atividade-ufal-2015-04

A atual situação da universidade não é só por questões administrativas e nem apenas pelas políticas aplicadas por governo X ou Y. Além dessas questões que são óbvias, esses problemas só podem ser compreendidos se entendermos que eles são consequência do projeto que o capital aplica na universidade.

Esse projeto ganha forma principalmente a partir das reformas educacionais que o Brasil vem passando desde a década de 70 e que vem desencadeando todos esses problemas: falta de assistência estudantil no seu sentido mais amplo (moradia, condições de permanência, etc), as privatizações (como é o caso dos HUs), a falta de investimento (e quando tem é para atender interesses empresariais), etc, colocando em xeque, até mesmo o caráter social da universidade na sociedade capitalista.

Com a introdução do neoliberalismo no Brasil, – década de 90 -, a educação, passou a ser alvo dos interesses dos grandes empresários. Várias mudanças foram impostas nas áreas sociais com a abertura para as empresas privadas (privatização da energia elétrica, telefonia, companhia de água) em um momento de mudança de “Estado forte”, para “Estado mínimo”, ou seja, mínimo para os investimentos sociais!

Os programas de expansão universitária -que levaram a precarização em muitos campi – são expressões concretas dessa política e mais recentemente um corte de 7 bilhões no orçamento federal para a educação pública (e que imediatamente se seguiu nos estados e municípios).

Com a crise da sociedade capitalista, a educação – que está inserida nesta sociedade- sofre todos esses desdobramentos, que vão refletir no mundo do trabalho (como a dificuldade dos jovens que se formam conseguirem colocação no mercado de trabalho ou quando conseguem, são empregos extremamente precarizados e salários bem rebaixados) e consequentemente nas nossas vidas. Por isso, entendemos que seja necessário repensar caminhos, questionar e lutar para que haja mudança substancial.

Nestes sentido, o coletivo primavera socialista, faz um chamado a todxs xs estudantes, que queiram discutir e construir conosco a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade e socialmente referenciada para construirmos espaços de organização e levarmos essa luta em conjunto.

É com esse intuito que estamos organizando algumas atividades e reuniões para refletirmos sobre essas questões e pensarmos formas concretas de levar a luta adiante.

Quando? Dia 23/04

Horário? 17 horas

Onde? Na sala de Multimeios – Bloco 16 (Serviço Social) – UFAL

Evento no Facebook

 

Coletivo Primavera Socialista

Espaço Socialista e Independentes

 

Para conhecer melhor nossas ideias:

 

Facebook: Coletivo Primavera Socialista

Email: primaverasocialista@yahoo.com.br