Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Novo Pinheirinho Santo André: Não aceitaremos a desocupação!


11 de maio de 2012


Há quase dois meses o acampamento Novo Pinheirinho de Santo André se formou no Jd. Teles de Menezes e somos mais de 1.000 famílias vivendo embaixo de lonas e lutando por moradia digna.

                       

O prefeito Aidan não está respeitando a Lei 8.869/2006 porque não desapropria terrenos vazios que são utilizados para esconder carros roubados, desovar cadáveres e causar insegurança.

           

E também não aplica a lei em favor dos moradores de baixa renda. Esse terreno é uma área especial para construir moradias para quem tem renda de 0 a 3 salários mínimos e estava a mais de 10 anos sem uso adequado.


Na região do ABC, 3 em cada 10 famílias não têm casa, enquanto outros possuem mais do que o necessário. Em Santo André são mais de 20 mil habitantes sem teto.

 

Em 4 anos a Prefeitura construiu pouquíssimas casas populares, o que não resolve o problema de moradia.

 

Já falamos com os deputados na Assembleia Legislativa. Já falamos com o Alckmin no Palácio dos Bandeirantes e com os assessores do Aidan, que até agora não nos recebeu pessoalmente e age com descaso.

 

A CDHU e o Ministério das Cidades também precisam colaborar e atender o que foi acordado nas reuniões. O governo estadual (Alckmin) e o governo federal (Dilma) têm responsabilidade sobre a falta de moradia da população.

 

Não podemos continuar sem uma solução para o nosso problema de moradia!

 

Somos mais de 300 crianças, mulheres grávidas, idosos, centenas de trabalhadoras e trabalhadores que merecemos moradia digna!

 

Queremos Moradia digna! Desapropriação já!

Não aceitaremos banho de sangue! Não aceitaremos o despejo!

Todos sabemos que a polícia age com muita violência contra os pobres e contra os que lutam e não aceitam as injustiças. Temos os exemplos das desocupações de São José dos Campos e de Carapicuíba.

 

O Alckmin deu a ordem e a PM usou até tanque de guerra e helicóptero contra os trabalhadores dessas ocupações, enquanto isso os corruptos e os deputados envolvidos com mensalão, Cachoeira e desvio de verbas enriquecem com nosso dinheiro e ficam livres.

 

A prefeitura e o juiz da 5ª vara de Santo André devem utilizar os instrumentos jurídicos e políticos para que possamos construir nossas casas. Esse terreno é uma ZEIS B (Zona Especial de Interesse Social) e não está cumprindo a sua função. Moradia é direito! Ocupar é dever!

 

COMITÊ DE APOIO E SOLIDARIEDADE


A solidariedade dos trabalhadores é fundamental para a nossa luta, pois estamos tendo a coragem de enfrentar o problema da falta de moradia e os governos que não resolvem a nossa questão.


No ABC temos locais para arrecadação de alimentos, brinquedos, roupas, etc.: Em Santo André: APEOESP (Gertrudes de Lima, nº 244, Centro), São Bernardo: APEOESP (Av. Prestes Maia, nº 233, Centro; Na Ocupação: Travessa da Rua Capitanias, s/nº, Teles de Menezes).


Contatos MTST/ABC: Maria 8155-2983 ou Rosa 6458-0704 www.mtst.org