Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Nota em apoio ao ENECOM (2014) na terra das contradições!


13 de julho de 2014

Nós, do Espaço Socialista, viemos por esta nota declarar nosso apoio e parabenizar a toda comissão organizadora do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOM), o DAFN, o Coletivo ENECOS e a todxs estudantes de comunicação, que com muita força e gás, estão sediando o maior encontro de comunicação do Brasil, trazendo uma carga crítica aos debates pertinentes ao curso no país.enecom-2014-2

Este ano sediado em Alagoas, terra de Zumbi dos Palmares: o estado mais violento contra a juventude negra, o 2º estado que mais mata mulheres, e o quinto em mortes à LGBTs. O ENECOM 2014 vem, na terra das contradições, para discutir a democratização da comunicação, combate às opressões e qualidade de formação dxs comunicadorxs, tendo como temática “Educação às avessas: da formação que temos a comunicação que queremos”, colocado em xeque a função social da universidade, suas contradições, evidenciando que a luta por uma comunicação livre, perpassa pela luta de superação dessa sociedade de classes, e da necessidade de se somar à luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

É nesse sentido que acreditamos no movimento estudantil de comunicação social e na importância deste encontro para xs estudantes de comunicação de todo Brasil, no sentido de estar trazendo para dentro da universidade um debate que estimule uma visão crítica do ensino e formação dos futuros profissionais de comunicação social, do combate às opressões, machismo, racismo e homofobia por uma sociedade humanamente emancipada.

O Espaço Socialista está no mesmo lado da trincheira, contra qualquer forma de opressão e por uma universidade que seja realmente para todos e todas, por uma comunicação realmente livre, que não sirva aos interesses da grande elite midiática.

Apoiamos um movimento estudantil combativo, construído pela base, que eleve a consciência dos estudantes para avançar na luta por uma universidade socialmente referenciada com acesso para toda classe trabalhadora e aos seus filhos e filhas.

Vamos à luta por uma educação que queremos, por uma comunicação que queremos!