Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Governo Dilma Privatiza as Riquezas do país! Abaixo o Lelião do Campo de Libra!


20 de outubro de 2013

privatização faz mal ao BrasilCom o Leilão do campo de Libra, a política privatista do governo Dilma (PT) dá um salto!

Nunca na história desse país houve uma entrega tão grande das riquezas naturais para as grandes transnacionais, nem mesmo nos anos de FHC, em que foram entregues diretamente ao capital empresas fundamentais para a economia como a Vale do Rio Doce, a Furnas, bancos estaduais, etc.

O Campo de Libra é o maior campo de petróleo do Brasil e um dos maiores do mundo. Tem reservas entre 8 a 12 bilhões de barris (quantidade igual à todas as reservas do petróleo brasileiro nos dias de hoje), e em 10 anos será o maior campo produtor do Brasil. Tem valor estimado em aproximadamente US$ 1,5 trilhão de dólares. Mas está sendo entregue pelo valor irrisório de, aproximadamente, US$ 15 bilhões! (menos de 0,1% do valor do campo).

Além disso, as empresas que o abocanharem, precisarão entregar ao estado apenas 40% do lucro líquido do petróleo, ficando então com 60%, praticamente sem ter gasto algum, pois toda a pesquisa foi feita pela Petrobrás; e para a exploração as empresas podem pegar dinheiro à vontade junto ao BNDES. É realmente uma entrega pois se essa riqueza fosse explorada diretamente pelo estado, os 100 % da renda do petróleo ficariam com o pais. O governo do PT é realmente uma mãe para as transnacionais do petróleo.

Além do mais, a quantidade vinculada aos chamados royalties é irrisória dentro de toda essa imensa riqueza entregue, não chega a 15% do valor do petróleo e após várias divisões, não terá sequer o impacto de 1% sobre o investimento do PIB em educação.

Com o Leilão do Campo de Libra, cai por terra toda e qualquer ilusão de que o PT seja menos privatista ou um mal menor em relação ao PSDB.

Diante disso, uma poderosa greve de petroleiros se coloca em ação, exigindo o cancelamento deste Leilão entreguista; coloca também a luta contra o arrocho salarial e a terceirização da categoria, e contra a privatização que vem avançando cada vez mais sobre a Petrobrás.
Não será um Leilão tranquilo. Especula-se que haja apenas um consórcio participando da fraude contra os recursos naturais. Ações jurídicas, acampamentos, ocupações, protestos vários se colocam à medida em que se aproxima o momento do Leilão.

E o que faz o governo Dilma? Não hesita em chamar o Exército para garantir os leilões de privatização, como fez FHC na histórica greve dos Petroleiros em 95. Diante das lutas dos trabalhadores, o PT recorre aos militares, quem diria!

É preciso denunciar a fundo essa entrega dos recursos naturais em prol do lucro do empresariado pois isso terá inúmeras consequências na vida de todos nós trabalhadores. É preciso denunciar o aumento do preço dos combustíveis, das tarifas de ônibus (movidos à diesel), a falta de verbas para a Educação e a Saúde públicas, a precarização e a terceirização das empresas privadas que vierem a explorar o Pré-Sal e, inclusive, a perda de soberania e a destruição ambiental.

O estado ficará com uma parcela mínima da riqueza que ainda será usada para pagar os juros da Dívida Pública, que no orçamento de 2014 tem lugar sagrado. Estima-se que venham a ser pagos 1,002 trilhão de reais entre juros e amortizações de uma Dívida que já foi paga muitas vezes.

Diante disso, defendemos:

– Barrar o Leilão do Campo de Libra nas greves, nas ruas!
– Todo apoio à Greve dos Petroleiros contra o Leilão e por suas reivindicações!
– Não à repressão aos lutadores! Libertem nossos presos!
– Não à criminalização dos movimentos sociais e da pobreza!
– Pela exploração do Pré-Sal 100 % estatal sob controle dos trabalhadores!
– Por uma Petrobrás 100% Estatal sob controle dos trabalhadores!
– Não pagamento da Dívida Pública e investimento desse dinheiro em um Plano de obras que construa mais e melhore a estrutura dos hospitais, escolas, universidades, transportes coletivos e demais serviços públicos!
– Estatização dos transportes sob controle dos usuários! Taxação das empresas e tarifa zero!
– Por um governo socialista dos trabalhadores!
– Por uma sociedade socialista!