Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Vamos dizer não aos corruptos, vamos dizer não aos empresários do transporte, vamos dizer sim ao transporte público, gratuito e de qualidade!


15 de agosto de 2013

A Corrupção é a marca dos poderosos …

 

Nos últimos dias, foram denunciados grandes esquemas de superfaturamento do metrô e dos trens de São Paulo, tudo orquestrado por uma grande quadrilha de empresas, agentes públicos e políticos corruptos. Estima-se que mais de 570 milhões de reais de dinheiro público, de dinheiro do povo, foram parar nos bolsos dessa grande quadrilha, diminuindo, então, os investimentos que deveriam ser feitos no transporte público. Mas isso não é uma novidade tão grande assim.

imagem panfleto

 

Todos os dias ouvimos falar de um novo caso de corrupção. É mensalão do PT, mensalão do DEM, mensalão do PSDB, policiais corruptos, licitações fraudadas no Metrô e Trens de São Paulo, empresas que dão dinheiro para político… enfim, inumeráveis casos.
Mesmo não sendo o maior problema do orçamento do Estado brasileiro (o maior é o pagamento de juros para rolagem da Dívida Pública – número próximo a R$ 670 bilhões), são mais de 60 bilhões de reais todos os anos que vão para a corrupção. Dinheiro que poderia ser utilizado em saúde, educação e outros benefícios sociais.

E a utilização indevida de dinheiro público não pára por aí. O financiamento das campanhas eleitorais pelas empresas também é parte desse esquema, pois o dinheiro que doam para as campanhas eleitorais retorna para as mesmas empresas com a distribuição de obras, licitações ou mesmo quando os políticos votam leis que as beneficiem.

As empreiteiras e os bancos, por exemplo, são os maiores financiadores das campanhas, doam muito dinheiro para todos os partidos. Depois “ganham” muitas obras para recuperar esse dinheiro e ganhar muito mais do que “doaram”.
Podemos ver que para os empresários e seus esquemas há muito dinheiro, mas… quando lutamos pela diminuição de 0,20 centavos na tarifa do transporte ou por tariufa zero tivemos que ouvir mil desculpas da boca dos governantes como impecílio! Não acreditemos, com muita luta, é possível! Tarifa Zero Já! O Transporte público deve servir aos interesses das maioria, nós, e não dos empresários!

….mas a corrupção é também parte da engrenagem do sistema capitalista!

 

Toda vez que um esquema de corrupção é descoberto muitos políticos juram inocência e dizem que “é preciso acabar com a corrupção”; dizem que “é preciso ter ética na política” e que “é preciso passar o Brasil a limpo”. Só que, a cada dia que passa, o problema só piora, pois agora não resta um só partido que não esteja envolvido com tais escândalos.
O problema da corrupção não é simplesmente das pessoas que ocupam os cargos públicos, o que seria possível resolver apenas trocando essas pessoas. Nem é apenas um problema do partido que está no poder, pois já se revezaram vários partidos no governo e todos eles estão envolvidos em algum caso de corrupção. Antes era PSDB e DEM, agora é PT e PMDB. São farinhas diferentes. Umas mais refinadas; outras, mais grosseiras. Mas, no final das contas, são farinhas do mesmo saco.

Todas essas maracutaias constituem o próprio modo de funcionamento das instituições do Estado, comandado pelos empresários, e de uma sociedade que privilegia o lucro de poucos às custas do bem estar de muitos.

Para acabar com a corrupção, não podemos ter ilusões nem no judiciário nem em CPI´s do Congresso ou de quem seja lá quem for. Para acabar com a corrupção é preciso que nós, o povo brasileiro, nos mobilizemos para exigir medidas concretas, tais como:

. Uma ampla e transparente investigação das licitações no Metrô e na CPTM!
. Prisão de todos os corruptos e corruptores, bem como devolução das verbas obtidas ilicitamente!
. Investimento de todo o dinheiro público desviado na qualidade do transporte público!
. Cassação de todos os agentes públicos envolvidos!
. O transporte público é nosso: Tarifa Zero Já!

PARA TERMOS SERVIÇOS PÚBLICOS, GRATUITOS E DE QUALIDADE,

TEREMOS QUE LUTAR CONTRA O CAPITALISMO!

 

Para termos transporte público, saúde, educação, moradia, saneamento, lazer, cultura, precisamos não só acabar com o desvio de dinheiro que vai para os corruptos, mas mudar todo o projeto de gestão do capitalismo no Brasil. Precisamos acabar com a sangria de centenas de bilhões de reais por ano para o pagamento da dívida pública (uma dívida fraudulenta e que já foi paga). Precisamos enfrentar o agronegócio, que está destruindo as terras férteis do país para servir o mercado externo, enquanto os preços dos alimentos sobem. Precisamos acabar com a terceirização e as diversas formas de precarização do trabalho, lutando por melhores condições de trabalho, maiores salários, etc.

Não há como fazer tudo isso sem entrar em choque com os pilares do sistema capitalista, a propriedade privada dos meios de produção, a lógica da mercadoria e o Estado. A humanidade precisa se ibertar desses grilhões, e isso só será possível quando a própria população tomar o poder político e econômico da sociedade, fazendo com que tudo seja produzido e destinado às necessidades do próprio povo. Isso deve ser feito em cada país, e no Brasil, depois das manifestações, estamos começando a retomar a confiança na possibilidade de agir coletivamente, de lutar e de vencer. Estamos vivendo os primeiros passos que tornarão possível recriar e reconstruir o projeto da emancipação da humanidade: o socialismo!

Espaço Socialista, 14 de Agosto de 2013.