Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Nota em apoio à ocupação de terra em União Dos Palmares


4 de abril de 2013
Foto da Tribuna da União

No último dia 28 de março (quinta feira) trabalhadores da Usina “Lajinha” e aproximadamente 120 famílias sem terra ocuparam as terras de duas fazendas localizadas no município de União dos Palmares e de propriedade do deputado federal e ex candidato a governador, João Lyra (PTB), um dos maiores usineiros do estado de Alagoas.

A ocupação foi o meio encontrado pelos trabalhadores de reivindicar o não atraso no pagamento dos seus salários por parte da usina. Em reportagem vinculada na impressa local, um dos trabalhadores afirma que “prometeram pagar, e o que pagaram não dá pra sobreviver, não dá pra comprar comida”. Este atraso dos salários dos trabalhadores se soma a tantos outros problemas vivenciados historicamente no estado de Alagoas no setor sucroalcooleiro. Além dos atrasos, os baixos salários, as condições de trabalho análogas ao trabalho escravo, ausência de políticas públicas, e o não cumprimento das leis trabalhistas fazem parte do dia a dia da maioria dos trabalhadores do campo vinculados as usinas de cana de açúcar alagoanas.

Todas estas relações vivenciadas no campo têm como pano de fundo os lucros dos usineiros que, com as crises econômicas do capitalismo, têm sidos ameaçados. A saída para garantir a recuperação das taxas de lucratividade de suas usinas é por meio da intensificação da produção, do pagamento de menores salários e do desrespeito às leis trabalhistas. Para tanto, é imprescindível o auxilio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e toda a máquina do estado para garantir que tamanhos absurdos possam acontecer. Infelizmente, em Alagoas, as mesmas famílias que exercem tamanhas arbitrariedades no campo, são as que ocupam os cargos de alto escalão do estado.

Além disso, a privação dos direitos e condições dignas de vida para a maioria dos trabalhadores do campo só tem a colaborar com a dominação política e ideológica da “elite” formada por pouco mais de 25 famílias que dominam o estado, visto que, sem o mínimo de condições para se manterem, acabam se subordinando à “ordem natural” das relações políticas e econômicas em Alagoas.

A ocupação das terras da usina “Lajinha”, com a derrubada dos pés de cana de açúcar e plantação de culturas alternativas, vem na contramão dessa lógica perversa que há tempos massacra o povo sofrido de Alagoas. A luta que está em curso em União dos Palmares mostra, não apenas aos próprios trabalhadores daquela localidade, mas também ao conjunto da classe trabalhadora, que só a luta e a ação direta podem garantir melhores condições de vida a toda a sociedade. Por isso:

• Desapropriação da fazenda já! Para dar conta das dívidas com os trabalhadores;

• Que os trabalhadores possam fazer a gestão e garantir o pagamento dos débitos trabalhistas e também, com produção alternativa, garantir o seu sustento e de suas famílias.

Espaço Socialista Alagoas, Abril de 2013.