Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Boletim 16 – 8 de março – Dia internacional de luta das mulheres


25 de fevereiro de 2009

8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES

CONTRA O SISTEMA CAPITALISTA E SEUS REPRESENTANTES!

 

O ESGOTAMENTO DO PROJETO IMPERIALISTA

 

George W. Bush, líder máximo do imperialismo no planeta, vem ao Brasil num momento em que seu projeto de hegemonia global demonstra vários sinais de esgotamento. No Oriente Médio a resistência afegã e iraquiana continua impondo perdas humanas, materiais e financeiras ao exército imperialista de ocupação liderado pelos EUA e aos seus governos títeres, o que origina um forte desgaste político. Do mesmo modo, o fracasso de Israel em destruir a resistência do Hezbollá no Líbano paralisou o governo sionista, braço armado dos EUA na região. Nesse contexto, o partido de Bush perdeu para os democratas o controle do Congresso estadunidense e vê crescer a resistência também na América Latina contra seu projeto de dominação e superexploração.

 

 

O VERDADEIRO PAPEL DE BUSH

 

Bush representa o autoritarismo, a ignorância, a ganância, a corrupção, o vício, o que faz com que as massas em todo mundo o odeiem. Porém mais do que simplesmente uma pessoa detestável, Bush é na verdade o representante máximo do sistema capitalista mundial. Mesmo politicamente enfraquecido, continua sendo o principal agente do imperialismo. Apesar de pequenas diferenças com outras potências, fala e age em nome das transnacionais, dos especuladores, da burguesia e das burocracias opressoras em todos os países.

 

A OBEDIÊNCIA DE LULA

 

É na condição de fiscal do imperialismo que Bush vem à América Latina, começando sua visita pelo Brasil, onde sabe que pode contar com um aliado fiel na figura de Lula. Há países no continente em que Bush não se atreve a pisar, mas aqui ele sabe que será muito bem recebido por seu “companheiro”. O governo brasileiro tem sido um dos mais submissos do continente: remunerando os especuladores com os fartos juros dos títulos da dívida, abrindo seu mercado interno, facilitando a ação das transnacionais e sua exploração dos recursos naturais e do povo brasileiro, massacrando o povo do Haiti no vergonhoso papel de tropa de ocupação terceirizada, etc.

 

O PERIGO DAS REFORMAS

 

Apesar de toda a submissão já demonstrada pelo governo Lula, o capital quer mais o capital quer mais. Bush vem ao Brasil para impor a aceleração das Reformas, como a da previdência, a sindical e trabalhista, a universitária; bem como as medidas de contenção de gastos sociais do Estado. Essas reformas são tidas como necessárias para a lucratividade dos negócios da burguesia nacional e internacional, mas trarão ainda mais desemprego e miséria para os trabalhadores e trabalhadoras. Lula está totalmente comprometido com esse projeto e vai bater continência para o chefe em visita ao Brasil, mostrando como o capital está sendo bem servido por medidas como o PAC e como o povo brasileiro está exemplarmente “sob controle”.

 

AS REFORMAS NA VIDA DAS MULHERES

 

Essas medidas de contenção de gastos atingem profundamente as mulheres da classe trabalhadora. As propostas de aumento do tempo de trabalho para a aposentaria, de não investimento nos serviços públicos, de diminuição dos direitos referentes à licença maternidade, a falta de investimento para garantir o cumprimento da Lei Maria da Penha agregadas aos baixos salários, empregos precarizados, e dupla jornada de trabalho aumentam ainda mais a violência que nos cercam.

 

 

SINDICATO É PARA LUTAR

 

Enquanto uma parcela dos trabalhadores e trabalhadoras luta contra o PAC e a reformas, alguns sindicatos colaboram com Lula freando mobilizações, greves, fechando portas para desempregad@s e permitindo que a patronal destrua a organização nos locais de trabalho. Além disso, nas categorias que possuem um número elevado de mulheres, alguns sindicatos têm promovido as Semanas da Beleza contribuindo para o estelionato dermatológico. Cruzam os braços para os verdadeiros ataques à auto-estima da mulher trabalhadora, isto é, a opressão, carga elevada de trabalho, baixos salários, exigência para que realize o trabalho doméstico e o pouco tempo dedicado ao estudo, ao descanso e ao prazer.

 

A NECESSIDADE DE ORGANIZAR A RESISTÊNCIA

 

A caravana de Bush vai passar, mas os planos do imperialismo ficarão, por isso é importante lutar. No dia 25 de Março se realizará em São Paulo, no Ibirapuera, um Encontro Nacional para organizar a luta contra as reformas sendo convocado por várias entidades como CONLUTAS, Intersindical, MTL e Pastorais Sociais. Será fundamental para construir um movimento unitário da classe trabalhadora  contra o projeto do capital. Diante do ataque às condições de vida da população, os trabalhadores             e trabalhadoras só podem contar com suas próprias forças e sua organização para reverter a situação de miséria, retrocesso social e para avançar em suas reivindicações. É preciso enfrentar e quebrar a lógica capitalista,  que se baseia no lucro e na exploração, ao invés de levar em conta as necessidades da sociedade. Esta é a única forma de resolver os problemas sociais, de gênero e ambientais que o país e o mundo enfrentam. 

 

 

POR UM PROGRAMA SOCIALISTA DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS!

 

– Fora os EUA do Iraque e do Afeganistão! Fora as Tropas brasileiras do Haiti! Não às sanções ou agressões ao Irã e à Coréia do Norte! Fim da ocupação da Palestina, fim do Estado de Israel! Por uma República Palestina unitária, laica, socialista!

– Não ao PAC e às Reformas do governo Lula a serviço do capital e do imperialismo!

– Não pagamento das Dívida Externa e Interna! Investimento do dinheiro dos juros (240 bilhões de reais previstos  em 2007) em um Plano de Obras e Serviço Públicos sob controle dos trabalhadores!

– Reestatização, sob controle dos trabalhadores, das empresas privatizadas, com readmissão dos demitidos!

– Reforma Agrária e Expropriação do agronegócio, sob controle dos trabalhadores!

– Redução da Jornada de Trabalho sem redução dos salários para 36 horas ou menos com cotas proporcionais para negros e negras, para combater de fato o desemprego! Obrigatoriedade do registro em carteira e direitos trabalhistas a todos os trabalhadores! Reposição das perdas salariais e salário Mínimo do DIEESE (R$ 1564,52)!

– Fim da dupla jornada e por mais tempo livre dos trabalhos domésticos! Creches públicas, gratuitas e com qualidade nos locais de trabalho e ensino ou imediato Auxílio Babá!

– Licença gestante de 6 meses. Redução da jornada, após a volta ao trabalho, até a criança completar  2,6 anos!

– Não à ditadura do parto normal na rede pública e do parto cesariana nos hospitais particulares!

– Apoio psicológico e políticas de inclusão ou recolocação no mercado de trabalho para as mulheres vítimas de violência doméstica! Que o alcoolismo e a dependência química sejam tratados como problemas de saúde pública tendo garantido o tratamento pelo SUS e planos de saúde!

– Por um programa específico para a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras negras;

– Campanha massiva de orientação sexual e prevenção; distribuição gratuita e sistemática de preservativos masculinos e femininos, pílulas e injeções anticoncepcionais e do dia seguinte; descriminalização e legalização do aborto! Contra todo tipo de preconceito e discriminação! Pelo reconhecimento da união civil homossexual!

– Por uma sexualidade livre dos preconceitos religiosos, de raça, de orientação sexual e não submetida às imposições do capital!

– Por um governo socialista dos trabalhadores e trabalhadoras e suas organizações de luta! Por uma sociedade socialista!