Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Boletim 12 – Todos juntos na luta pelo passe livre


25 de fevereiro de 2009

Boletim Nº 12 – Outubro de 2006.

TODOS JUNTOS NA LUTA PELO PASSE LIVRE!

 

A luta pelo Passe Livre cresce em todas as capitais e grandes cidades. Com esse Encontro vamos dar mais um passo para enfrentar as empresas de transporte do ABC e as prefeituras que lhes dão cobertura nos aumentos de passagens, ônibus lotados e atrasados.

É fundamental construirmos a mobilização nas escolas e nos bairros. Todo estudante e todo desempregado deve saber da Luta pelo Passe Livre e suas propostas.  

Nós do Espaço Socialista, propomos que se aprovem as bandeiras de luta e um calendário de ações na Semana Nacional de Luta Pelo Passe Livre de outubro, com atividades nas escolas e manifestações de rua. Não podemos sossegar até conseguirmos nosso objetivo!

Passe Livre para todos os estudantes e desempregados!

– Estatização do sistema de transporte no ABC e sua colocação sob controle social dos trabalhadores dessas empresas, sindicatos, associações de bairro e dos estudantes.

– Abertura da contabilidade dessas empresas para que se saiba quais são realmente os custos do transporte na região.

– Redução do preço da passagem de ônibus ao seu valor de custo, sem fins lucrativos.    

 

NO SEGUNDO TURNO, NEM LULA, NEM ALCKIMIN! VOTE NULO E VAMOS À LUTA !

Lula e Alckimin representam o mesmo projeto de ataques às condições de vida e de ensino dos estudantes e dos trabalhadores. Ambos querem fazer a Reforma Trabalhista, que pretende acabar com os direitos trabalhistas e a Reforma Previdenciária que pretende aumentar ainda mais o tempo de trabalho para se aposentar.  Ambos estão comprometidos com o FMI, com os grandes empresários e banqueiros. Portanto quanto menos votos tiverem, menos força terão para nos atacar. A única saída é apostarmos em nossas própria luta e organização. É hora de retomarmos o movimento estudantil!      

Aumento das vagas nas universidades públicas e cursos técnicos. Ao invés do PROUNI dar dinheiro para as Universidades Particulares caras e de baixa qualidade, que se abram mais vagas nas universidades públicas já existentes.

– As Vagas nas Universidades Públicas devem ser principalmente para os alunos de escolas públicas.

– Por uma Universidade Pública do ABC que atenda as necessidades dos trabalhadores e da população da região e não os lucros das empresas. Além dos cursos tecnológicos é preciso criar  muitos outros como medicina, enfermagem, meio ambiente, jornalismo, geografia, letras, filosofia, sociologia, etc.

– Reparar a injustiça da escravidão e do racismo. Cotas nas Universidades de acordo com o percentual de negros da região.

– Que as universidades particulares sejam estatizadas e transformadas em Universidades Públicas e Gratuitas.

– Para se ter o dinheiro para aplicar essas medidas, que se aumente o IPTU dos ricos da região, se cortem os salários abusivos dos políticos e cargos de confiança das prefeituras e se deixe de pagar os juros das dívidas das prefeituras aos banqueiros.

– Em nível nacional, Não pagamento das dívidas externa e interna ao FMI e grandes agiotas financeiros. Essa Dívida já foi paga. Aplicação desse dinheiro (200 bilhões de reais/ano) nos serviços públicos como saúde, educação, transporte, lazer, moradia e cultura .

 

NÃO À SUPER-EXPLORAÇÃO! EMPREGOS E SALÁRIOS DIGNOS!

– Com o avanço cada vez maior da tecnologia, a única forma de combater de fato o desemprego é a redução em todo o país da jornada de trabalho para 35 h semanais (hoje são 44 h) ou menos, sem redução dos salários. Isso permitiria manter os empregos atuais e ainda gerar milhões de vagas qualificadas e não bicos, para os jovens que estão atingindo a idade de trabalhar. A tecnologia tem que servir para melhorar a sociedade e não para gerar mais desemprego, miséria e criminalidade. 

– Cotas para negros nos concursos públicos e demais empregos de acordo com o percentual da região.

– Salário Mínimo do DIEESE – 1800,00.

– Por um poder das organizações dos trabalhadores e da juventude que reorganize a sociedade através de decisões realmente democráticas.

 

ABAIXO O CAPITALISMO. POR UMA SOCIEDADE SOCIALISTA!

O capitalismo é um sistema desumano por natureza. Sua única preocupação é o lucro. Por isso a sociedade é tão injusta e desorganizada, piorando a cada dia.

Por um lado temos tudo que é preciso para vivermos bem como máquinas e robôs, avanços da medicina e da comunicação. Mas no capitalismo, esses avanços não são usados para melhorar a vida das pessoas e sim para gerar cada vez mais lucros, num ciclo sem fim que está levando a sociedade e a natureza à destruição.

A juventude precisa lutar por uma outra sociedade onde as riquezas produzidas pelo ser humano sejam usadas de forma racional e democrática de acordo com as necessidades humanas e não a serviço dos lucros e do capital. Uma sociedade socialista de fato.

O Espaço Socialista é um coletivo que atua nas lutas imediatas e luta para ligá-las com o objetivo maior, acabar com toda forma de exploração e opressão. Se você simpatiza com essas propostas, conheça o Espaço Socialista.