Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Um Judiciário brasileiro cada vez mais político


12 de julho de 2018

No domingo, dia 08 de julho, Lula voltou ao noticiário. Uma decisão, de um desembargador de plantão, mandava soltá-lo com o fundamento de garantir a igualdade na campanha eleitoral entre todos os pré-candidatos à Presidência.

O normal, pela lógica do Direito burguês, seria cumprir a decisão e soltá-lo. E se, caso a liminar deixasse de valer, prendê-lo novamente. Mas, eis que Moro e os demais membros do TRF4 (Tribunal da Região Sul do país) entraram na jogada e se negaram a cumprir a decisão, o que, até mesmo, pela legislação burguesa é um absurdo.
De imediato a pergunta feita por qualquer pessoa foi: o que está por trás disso?

Não temos nenhum motivo para defender Lula e tão pouco o Judiciário

Lula não é inocente e junto com o PT se aliou aos empreiteiros, banqueiros, gente do agronegócio, etc. Tudo isso para receber dinheiro para as campanhas eleitorais. Em troca se comprometeu com a abertura de cofre do Estado para garantir que a burguesia continuasse lucrando com as várias obras ou ainda com o pagamento da dívida pública.
Essa situação foi agravada para a classe trabalhadora com a aprovação de várias leis que retiraram direitos duramente por nós conquistados.
No entanto, também reconhecemos que o Judiciário desde Moro até ministros do STF e STJ tem conduzido o processo sem mesmo cumprir o rito processual, reinterpretando a Constituição Federal para prendê-lo, após o julgamento em segunda instância, e em uma rapidez pouco comum no Judiciário.

Judiciário: órgão de poder da burguesia

Nunca é demais reafirmar o papel do Judiciário na sociedade capitalista: é parte do poder da burguesia. Não é imparcial, julga de forma diferente pobres e ricos e aplica fielmente aquilo que é importante para a burguesia. Podemos ver os casos da Reforma Trabalhista e da ampliação da Terceirização, mesmo com muitas denúncias tem quem diz que esses ataques aos nossos direitos são constitucionais.
A burguesia já descartou o PT e até mesmo o Lula. Ainda está procurando construir um novo candidato para aplicação de seus planos e não conseguiu emplacar nenhum. Lula pode ser uma sombra.
A razão de manter Lula preso é tirá-lo da disputa política eleitoral desse ano. Muitos outros acusados da Lava-Jato estão soltos ou em prisão domiciliar em suas luxuosas mansões.
Sendo assim, Lula preso não é contraditório com o papel do Judiciário no capitalismo, pois para fazer valer a política da burguesia prende e condena até mesmo aqueles que prestaram ou prestam serviços, como é o caso de Lula e outros petistas. A burguesia é mesmo ingrata.

O Judiciário pode mudar e se tornar imparcial no capitalismo?

Muitas pessoas e até mesmo correntes políticas advogam a tese de que é possível reformar o Judiciário criando mecanismos para democratizá-lo ou mesmo com o processo de ocupação de espaços conseguir ter o domínio sobre ele. Impossível.
Portanto, os acontecimentos de domingo serviram para reafirmar o papel do Judiciário e também para melhor mostrar o porquê de a estrutura ser assim:
Todos os dias há milhares de novos processos. A imensa maioria é considerada de pouco valor ou mesmo de temas secundários. Nesses processos há algum nível de imparcialidade pois, não comprometem o projeto mais geral da burguesia e também servem como forma de manter a legitimidade perante o grosso da população. Se esses casos também fossem julgados sem respeitar a imparcialidade o próprio Judiciário perderia a credibilidade com maior rapidez. Mas, nos grandes casos a coisa já diferente.
Essa estrutura verticalizada com tribunais de recursos serve para corrigir as decisões que, mesmo dentro do que seria o normal, saem de controle, como foi o caso do Habeas Corpus concedendo a liberdade ao Lula.
Nesses deslizes jurídicos com fortes influências na atual situação política, em que a burguesia tenta de qualquer maneira manter sob tranquilo controle as instituições, o direcionamento do processo eleitoral e a não necessidade de nenhum tipo de aliança com alguns setores, logo as instâncias superiores buscam recolocar as coisasno seu devido trilho. E não por acaso quem indica os desembargadores é o Presidente da República.