Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Greve geral para derrotar Temer e barrar os ataques da patronal


8 de dezembro de 2016

Espaço Socialista – Movimento de Organização Socialista

Clique aqui para baixar o PDF do panfleto

No capitalismo toda crise econômica (que é provocada pelo jeito do capitalismo funcionar) é resolvida com o aumento da exploração sobre os trabalhadores.

Mais crise, mais exploração. E os capitalistas continuam lucrando.11

A Situação dos trabalhadores

– Desemprego: São milhões de pessoas condenadas à miséria, ao risco de perder suas casas e, em muitos casos, sem poder sustentar a família. Até mesmo o acesso ao seguro-desemprego está cada vez mais difícil. E todos os índices apontam que o desemprego seguirá alto.

A chance de arrumar emprego é cada vez menor. E com a Reforma Trabalhista em andamento a situação fica mais difícil, pois os patrões vão se aproveitar para retirar direitos e pagar salários menores.

– Serviços públicos: Todos os dias vemos cenas de descaso: pessoas nos corredores de hospitais, falta de transporte (e quando tem são lotados, além de passagens caras), escolas públicas sem condições (em alguns lugares crianças caminham 10Km por dia para chegar a uma escola que nem carteira tem). Além de metade da população não ter acesso a saneamento básico.

– Moradia: São milhões de pessoas que não têm um teto para viver. Enquanto isso a especulação imobiliária investe em casas e prédios de luxo para dar lucro às empreiteiras. E as favelas, misteriosamente, pegam fogo, as famílias são despejadas e centros olímpicos são construídos.

– Violência policial contra os pobres: Todo o aparato policial do Estado tem o objetivo de controlar os pobres e os trabalhadores. Todos os dias vemos notícias de mortes pela polícia (sobretudo de jovens, negros e da periferia), como a do Amarildo e agora as das denúncias de mortes de 5 jovens da Zona Leste de São Paulo.

A polícia também reprime pobres que lutam por terra ou por uma casa para morar, direitos que são básicos para se poder viver.

O que os governos e os capitalistas querem fazer:

Como dissemos, nas crises, os capitalistas e os seus governos adotam medidas para retirar ainda mais dos pobres e dar para os ricos.

No Brasil, o governo Temer está colocando em andamento várias medidas para ajudar os ricos a superar a crise. Isso significa que são os trabalhadores que estão pagando pela crise:

– Reforma da Previdência: A proposta do governo é que as pessoas trabalhem até os 65 anos de idade para se aposentar. E tenham contribuído pelo menos por 25 anos.

E mesmo antes de aprovar essa reforma, quem está no auxílio doença, o INSS está obrigando a voltar a trabalhar mesmo doente ou com lesão.

– A PEC 55 (mais conhecida como 241): É uma medida que congela os gastos com os serviços públicos. Isso significa menos gastos com Educação e Saúde públicas, menos transporte público e menos moradia, pois todos os gastos públicos ficam congelados por 20 anos.

– Mais privatização: Com o congelamento dos gastos públicos, Temer já disse que vai ampliar as privatizações. Tudo está na mira: Para as escolas e hospitais vai adotar as chamadas Organizações Sociais (OSs), desviando os já poucos recursos para essas empresas privadas. Está terminando de entregar o petróleo. Vai entregar mais estradas para as empresas aumentarem os pedágios, etc.

– Reforma trabalhista: Com a mentira de que é para gerar emprego (na verdade é para dar mais lucro aos empresários) os nossos direitos como férias e 13º salário estão ameaçados. E a jornada de trabalho pode chegar até 12 horas por dia. Tudo isso porque querem que o negociado tenha mais valor do que aquilo que está na lei. Mas, se uma categoria não tem tradição de luta e organização sindical (ou sindicalistas pelegos) será muito pressionada e ameaçada para abrir mão de direitos que levamos muitos anos para conquistar.

– Terceirização: Outra medida em andamento é a possibilidade de terceirizar todos os serviços, de empresas a escolas. Com isso vão pode trocar os atuais trabalhadores por outros com salários menores e com menos direitos.

Medidas para que os trabalhadores não continuem pagando pela crise

Deixar de pagar a dívida pública: Todos os anos o governo destina bilhões de reais aos banqueiros e agiotas. Estima-se que esse ano seja 1 trilhão de reais.

É para fazer o pagamento da dívida (aliás já paga diversas vezes) que a PEC 55 está sendo aprovada e a Reforma da Previdência vai ser feita. Assim, deixa de atender as necessidades dos trabalhadores para engordar os banqueiros e empresários.

Só nos últimos 5 anos foram gastos mais 4 trilhões de reais com a dívida. Com esse dinheiro seria possível acabar com a falta de moradia, construir milhares de hospitais, creches, escolas e universidades públicas.

O que podemos fazer para mudar essa situação?

A Greve Geral é uma saída. No mês de novembro vamos ter dois dias de luta. Dia 11 e dia 25.

Infelizmente, por interesses burocráticos das centrais sindicais, esses dias não estão unificados. Mas, nesse momento, de tantos ataques aos nossos direitos a Greve Geral é fundamental para derrotar Temer e os ataques da patronal.

Esse é o momento de paralisarmos tudo junto com os estudantes das ocupações de escolas e universidades, servidores do Rio de Janeiro e trabalhadores e professores das universidades públicas para construirmos, na prática e na luta, a Greve Geral.