Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Nota sobre o dia 29/09 – dia nacional de paralisação


2 de outubro de 2016

O dia 29 de setembro de 2016 foi um dia de luta chamado por várias categorias nacionalmente. Neste dia trabalhadores foram às ruas denunciar a retirada dos direitos, em dia de mobilização puxada por metalúrgicos de todo o país.dia29

Temos notícias de que trabalhadores se mobilizaram no ABC Paulista, em São Paulo, em São José dos Campos, Minas Gerais e outros centros urbanos. A estimativa é que 600 mil operários tenham paralisado este dia.

Junto a esses trabalhadores, somaram-se também outras categorias como construção civil, técnicos administrativos de universidades federais e outros. Trabalhadores dos serviços públicos de saúde e também servidores municipais também paralisaram em divesas cidades. Houve também diversas paralisação mais curtas, de 1 ou 2 horas. Em meio às mobilizações temos uma importante greve de bancários que desafia os planos da patronal para segurar a mobilização da categoria, propondo um acordo bianual. A resistência da categoria continua, apesar do derrotismo da direção pelega da CUT.

Em petroleiros, mobilização da categoria revela que a política da CUT para esse dia era mais uma ameaça que algo concreto: os sindicatos que mais aderiram foram aqueles ligados à FNP enquanto que nos sindicatos dirigidos pela FUP, salvo uma ou outra exceção, os sindicatos não convocaram a categoria.

Apesar de haver possibilidades de avançar mais, avaliamos que, junto com o dia 22, o dia 29 mostrou-se um dia importante de mobilização dos trabalhadores. Agora, mais do que nunca, é necessário avançar na mobilização contra a retirada de direitos, a reforma trabalhista, a reforma da previdência, a PEC 241 e a PL 257 e fortalecer a unidade das lutas pela construção da greve geral.