Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Nota de repúdio aos ataques e agressões à ativistas, militantes, trabalhadores, sindicatos, entidades estudantis e partidos


22 de março de 2016

O Espaço Socialista, Organização Marxista e Revolucionária, torna público seu repúdio e indignação a todas as formas de agressões que  estamos assistindo em todo o país diante da crise política.

Há alguns anos já vínhamos identificando o crescimento de uma onda reacionária incentivada pela direita. Na polarização com o pólo governista,em 2015 e neste início de 2016
todo esse reacionarismo se colocou com mais força e veio à tona mostrando do que é capaz.

Na edição de nº 76 do nosso jornal, em março de 2015, no artigo “Enfrentar governo Dilma e a onda reacionária do impeachment”, já dizíamos:

“Há uma disseminação de valores e ideias contra os direitos das mulheres, dos LGBTs, contra a discussão sobre a legalização do aborto, das drogas, etc, discurso alimentado cotidianamente por parte de setores da mídia, igrejas, e partidos de direita que conformam uma verdadeira onda reacionária (…)”

Também constatamos as concepções de direita ganhando terreno, carregando consigo uma “visão meritocrática” e (…) muitas vezes até com termos carregados de preconceitos e ódio aos pobres.”

Trabalhadores comuns, sem nenhuma vinculação partidária têm sido agredidos verbalmente e fisicamente por usarem roupas vermelha, por se posicionarem em defesa do governo Dilma ou simplesmente por não concordarem com as manifestações “verde e amarelo”.

São inúmeros os casos de ataques e depredações a entidades estudantis, sindicais dos partidos e também antigovernistas em todo o país.

Denunciamos sempre os limites desse modelo considerado democrático, que cada vez mais reprime ativistas e movimentos sociais. Mesmo assim, as situações colocadas hoje são definitivamente absurdas e  intoleráveis até para o acúmulo limitado da própria democracia burguesa.

Somos Oposição de Esquerda ao governo Dilma, que é definitivamente um inimigo dos trabalhadores!Somos oposição ao PT desde que este assumiu o governo, em 2002, mas sempre pela esquerda! Não toleraremos, portanto, qualquer atitude reacionária e que tenha o objetivo de cercear a liberdade de organização e luta dos trabalhadores! Defendemos a construção de uma Frente de Esquerda Socialista e dos Trabalhadores, com participação de lutadores, ativistas, trabalhadores e todos os grupos e partidos antigovernistas.

Lamentamos, repudiamos e nos indignamos com as agressões físicas aos ativistas, militantes e trabalhadores, aos ataques e depredações às entidades estudantis, sedes de partidos governistas e sindicatos. Esse é o legado da direita e não o legitimaremos!

Por isso, reiteramos:

– A defesa do direito de organização sindical, de livre expressão, manifestação e organização política!

– Lutamos contra a oposição de direita!

– Somos contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais!

– Por um programa anticapitalista contra a crise econômica e política!

– Liberdade para todos os lutadores presos e perseguidos políticos!

– Lutar não é crime!

Espaço Socialista, 22 de março de 2016