Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

CONSTRUIR UMA ALTERNATIVA INDEPENDENTE DOS PATRÕES! TODOS À MARCHA DO DIA 18! TODOS AO ENCONTRO NACIONAL DE ATIVISTAS!


14 de setembro de 2015

11934999_885464228189240_4207955485010983713_n

O ano de 2015 está passando e não queremos olhar pra trás e ver um desastre! A cada dia que passa fica mais claro que os governos e os patrões tiraram um ano inteiro para massacrar mais do que de costume a classe trabalhadora! A crise econômica é mundial e não depende deste ou daquele governo que ela exista, mas não podemos deixá-la corroer nossas condições de vida. A crise é a prova de que o sistema capitalista falhou e de que os patrões não têm capacidade de administrar a sociedade. Nós, trabalhadores, somos quem produzimos tudo, fazemos o país e o mundo funcionar, sabemos muito bem, cada um em seu trabalho o que fazer todos os dias para manter a sociedade funcionando. E para que servem então os patrões? Sugar o nosso trabalho e viver muito bem às nossas custas, mesmo em tempos de crise. Com essa crise, fica fácil ver que pros patrões somos mesmo descartáveis, enquanto seus lucros são preservados, somos rifados como se não valêssemos nada! Só a ameaça da queda 1% nos lucros dos patrões já é o suficiente para demitirem e saírem cortando os nossos direitos.

Os governos são seus cúmplices, recebem investimento nas campanhas eleitorais das empresas e depois governam para elas, e não para os trabalhadores. Dilma, Cunha, Aécio e Temer são todos representantes dos patrões. Brigam entre si mas quando a coisa aperta, se juntam para atacar nossos direitos. A lista de ataques que vieram dos partidos dos patrões (PT, PSDB, PMDB, DEM) é extensa: só nesse ano um corte de 1, 2 bi na área da saúde e 1 bi na educação corte e depois aumento do juros do FIES e regras mais duras, dificultando o acesso, MPs 664 e 665 (cortes nas pensões, seguro desemprego), PL 4330 (projeto de lei da terceirização), privatização de parte da Caixa Econômica Federal, PPE (plano que reduz a jornada e salário, beneficiando as empresas). Os partidos dos patrões fingiam se atacar o ano todo e agora se juntam assinando um pacto que representa o maior ataque de todos, a Agenda Brasil, um conjunto de propostas que só favorecem os empresários.

Não podemos carregar o piano pra eles tocarem! Precisamos que as decisões políticas atendam às necessidades dos trabalhadores, da maioria da população e não de um punhado de parasitas! Precisamos juntar as lutas pelo país! Fortalecer cada movimento dos trabalhadores, cada luta contra as demissões nas fábricas! Unificar as greves que já existem e as que estão por vir! Apoiar os servidores federais em greve, impulsionar as greves dos correios, bancários e petroleiros! Apoiar os imigrantes que chegam, massacrados em seus países, lutar contra a xenofobia e o racismo! Cada vitória de uma categoria e de um povo explorado e oprimido é uma vitória da nossa classe! Cada derrota só nos enfraquece! Só com unidade e solidariedade entre os trabalhadores conseguiremos impor nossas demandas!

Por isso, é preciso que mostremos nossa força enquanto classe trabalhadora! Não somos empresários, não nos interessa esse monte de propostas da Agenda Brasil, do governo e do congresso! Precisamos construir a nossa agenda, com as nossas propostas e que defendam os nossos interesses! Precisamos mostrar que se for preciso pararemos o país! Precisamos construir uma greve geral já! Por isso, chamamos a todos para construir alternativas capazes de combater essas falsas alternativas que são os partidos dos patrões e suas manifestações vendidas, como as que ocorreram nos dias 16 e 20 de agosto. Chamamos a todos a construir as atividades do dia 18 e 19 e a conformar um polo de luta independente, que seja de fato dos trabalhadores e contra todos os ataques e os que nos atacam! Chamamos a todos a mostrar a força da nossa classe e a construir uma frente realmente de esquerda e dos trabalhadores para enfrentar os patrões e governos!

PRÓXIMAS DATAS DO CALENDÁRIO DA CLASSE TRABALHADORA

Marcha Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras:Sexta, 18 de setembro às 17:00 – Vão Livre do MASP – SPEncontro Nacional de Lutadores: Sábado, 19 de setembro às 9 horas – Quadra dos metroviários – Rua Serra de Japi, 31 – Próximo ao metrô Tatuapé – São Paulo

Espaço Socialista