Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Moção de repúdio à ação da PM e dos seguranças do Grand Plaza Shopping na 11º Parada LGBT de Santo André


13 de julho de 2015

Mais uma vez um episódio de violência policial truculenta sobre a população LGBT, dessa vez na cidade de Santo André – SP.

basta-de-homofobia

No dia 05 de julho de 2015 ocorreu a 11º Parada LGBT de Santo André, antes do final do evento a PM já foi acelerando e tensionando as e os participantes a encerrarem a atividade, inclusive antes do horário previamente programado.

Em seguida, muites foram ao Grand Plaza Shopping, próximo ao local. Lá, mais uma vez, seguranças do estabelecimento agrediram a população com xingamentos e agressão física direcionada com explícito teor homofóbico, como pode ser visto nas diversas matérias divulgadas na mídia.

Assim, viemos manifestar nossa solidariedade às vítimas dessa violência homofóbica e reiterar que nenhuma ação que reprime qualquer pessoa por questão de sua orientação sexual deve passar impune e ser ignorada pela sociedade.

Entendemos que é urgente avançarmos na desconstrução desses paradigmas e discursos preconceituososque legitimam tantas agressões e mortes pelo mundo.

Além disso, denunciamos os governos que pouco têm investido em políticas públicas que atendam as nossas demandas e se efetivemnuma Política pela Diversidade Sexual na cidade e no país e, ao mesmo tempo, aprovam cortes de verbas para a Educação e Saúde e cortes nos direitos trabalhistas que nos afetam diretamente.

A cidade de Santo André mostra, assim como o restante do país, que estamos enfrentando diversas ações reacionárias que buscam reprimir cada vez mais a população LGBT, visto a investida de fundamentalistas religiosos que buscam impedir a manutenção da discussão de gênero no Programa Municipal da Cidade, assim como em diversos outros municípios do país.

Por isso, precisamos unir nossas forças, enfrentar os armários da violência, da truculência, do fundamentalismo religioso que buscam a cada dia sufocar cada vez mais a população LGBT e mostrar que temos todo o direito da livre manifestação afetiva e sexual de nossa realidade e que não iremos nos calar frente a cada violência cometida seja pelo empresariado, seja pela força repressora do Estado.

Que a população LGBT possa construir a unidade na luta para que possamos construir uma sociedade em que todes tenham os mesmos direitos e sejam respeitados em suas diferenças, seja de identidade de gênero, raça/etnia, orientação sexual, ou seja qual for!

Pelo fim da homofobia!

Pelo fim de toda violência LGBTfóbica!

Pelo fim da PM!

Contra toda forma de exploração e violência!

Por uma sociedade em que sejamos todes respeitados!

Rumo à sociedade socialista!