Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Contra toda forma de opressão! Não nos manteremos caladxs! A homofobia nos mata todo dia!


18 de setembro de 2014

vai

Dois crimes ocorridos essa semana só ilustram o que ocorre nos diversos cantos desse país, a homofobia mata, destrói e prejudica a vida de muitas pessoas.

No dia 10 de setembro foi encontrado o corpo do jovem João Antônio Donati, 18 anos, gay assumido, na cidade de Inhumas (GO), além de marcas no corpo, existe a suspeita de que havia um bilhete em sua boca escrito: “Vamos acabar com essa praga”.

Já no dia 11 de setembro, na cidade de Santana do Livramento (RS) ocorreu um incêndio no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto, dois dias antes da realização de um casamento coletivo no local que tinha entre os noivos, um casal gay, alvo há algum tempo de discursos homofóbicos pela cidade.

Essa óbvia semelhança entre esses casos evidencia a necessidade de fazermos um enfrentamento real a toda forma de preconceito contra a população LGBTT. E se temos esses casos em evidência, temos ainda muitos outros
que não aparecem na grande mídia. Segundo o registro do Grupo Gay da Bahia, ano passado, 313 LGBTT foram mortos devido a ações de preconceito e segundo esse mesmo grupo, nesse ano, 205 crimes já ocorreram dessa
forma.
A luta pelas pautas LGBTT tem enfrentado grandes desafios e o maior deles está no governo e no Congresso Nacional com a já conhecida “bancada fundamentalista” que se impõe sobre um discurso falsamente religioso para impor todo o seu caráter conservador e preconceituoso, impedindo que avancemos para garantir os direitos dessa população com, inclusive, a aprovação da PLC 122 que prevê a criminalização da homofobia.

Além disso, na sociedade brasileira, mesmo que muitas pessoas estejam “saindo do armário”, mantém-se o medo, o silenciamento e muita violência a quem tenta romper com esses padrões heteronormativos impostos, a quem busca o ensejo de expressar sua afetividade e sexualidade a partir de sua constituição humana e subjetiva.Enquanto isso, a polícia que tem um ótimo aparato repressivo da mais alta tecnologia (inclusive para garantir a repressão aos LGBTT), não é tão eficaz no processo investigativo, sugerindo que crimes como o assassinato de João Donati possam, inclusive, não ser caso de homofobia. Já no caso do Rio Grande do Sul sequer avançou as investigações!

E temos ainda nesse bojo, essas eleições burguesas, nas quais se vê que os direitos da população LGBTT viraram moeda de troca entre as candidaturas à presidência a partir de pressões politiqueiras e de interesses conservadores… Ou seja, mesmo que tenhamos beijos gays e lésbicos em novelas, nada adianta se as ações de enfrentamento a essas violências não forem combatidas de fato! Necessitamos romper com essa estrutura social que mantém tantas desigualdades e padronizações que buscam nos enfraquecer e impedir o nosso fortalecimento para a luta classista!

Pela aprovação imediata do PLC 122!

Por um Estado Laico de fato!

Contra toda forma de opressão! Pela classe trabalhadora unida!

Contra toda forma de homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia!

João Donati PRESENTE!