Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

István Mészáros no Brasil


9 de novembro de 2013

9_hl

Mészáros é o autor de teses fundamentais para o entedimento da realidade contemporânea, como os conceitos de crise estrutural do capital, que afirma que o capitalismo não pode mais oferecer concessões duradouras e necessita cada vez mais retirar as anteriores, a incontrolabilidade do capital, que reafirma que o capital não pode ser reformado e precisa ser abolido em favor da própria sobrevivência da humanidade, a vigência da produção destrutiva, pela qual as forças produtivas humanas se tornaram destrutivas e precisam reconvertidas para um aproveitamento racional, a necessidade de uma ofensiva socialista, que afirma que as formas de luta parlamentar e sindicais até hoje se limitaram a conquistas defensivas no interior do sistema, ao invés de lutar por sua abolição em direção ao socialismo; entre várias outras contribuições essenciais para orientar a luta anticapitalista.

Inicia-se nessa segunda-feira, dia 04/11/2013 o curso de introdução à obra de István Mészáros

István Mészáros, um dos maiores marxistas da atualidade, estará no Brasil em novembro desse ano para lançar o seu mais novo livro (O conceito da Dialética em Lukács) e contribuir com ciclo de palestras: “A dialética em Lukács e o enigma do Estado”, promovido pela Boitempo Editorial em parceria com a Pontifícea Univesridade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (UNESP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Goiânia (UFG). Os eventos acontecem nas cidades de São Paulo, Marília, Belo Horizonte e Goiânia, entre os dias 18 e 28 de novembro.

Com a intenção de introduzir as questões levantas pelo filosofo húngaro, a Boitempo e a PUC-SP realizam antes mesmo das conferências de Mészáros, um curso de aproximação com sua obra. O evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de novembro, com uma aula por dia, dos professores Maria Orlanda Pinassi, Antonio Rago e Maria Lucia Barroco. As inscrições, gratuitas, têm início hoje, dia 04 de novembro, às 15h, pelo site www.boitempoeditorial.com.br. O curso introdutório precede ciclo de conferências do filósofo húngaro no Brasil.

A passagem de Mészáros no Brasil também será marcada pelo lançado de outro livro de peso sobre Lukács, “György Lukács e a emancipação humana”, coletânea organizada por Marcos Del Roio (org.), que aborda a contribuição do filósofo húngaro para o marxismo no Brasil e em vários outros países, com ensaios dos principais especialistas brasileiros e internacionais, além disso, também será lançado o II tomo de Para uma ontologia do ser social II do filósofo húngaro György Lukács, considerado por muitos como o pensador que mais contribuiu para o resgate do pensamento de Marx no século XX.

Curso de introdução à obra de István Mészáros

Auditório 100-A | 1º andar do prédio novo | PUC-SP

Rua Ministro de Godoy, 969, Perdizes | São Paulo-SP

Evento gratuito. Inscrições a partir de 04/11, às 15h, pelo site

www.boitempoeditorial.com.br

11 de novembro | 19h

“A crise estrutural do capital e o desafio do socialismo no século XXI”, por Maria Orlanda Pinassi

12 de novembro | 19h

“O poder da ideologia, método e ciência social”, por Antonio Rago

13 de novembro | 19h
“A teoria da alienação em Mészáros”, por Maria Lucia Barroco

Ciclo de Conferências “A dialética em Lukács e o enigma do Estado”, com István Mészáros

São Paulo

18 de novembro | 19h | TUCA | PUC-SP
Rua Monte Alegre, 1024 | São Paulo – SP
Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Realização: Boitempo e PUC-SP

Apoio: Núcleo de Estudos de História, Trabalho, Ideologia e Poder da Pós-Graduação em História; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Direitos Humanos da Pós-Graduação em Serviço Social; Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP

Marília

21 de novembro | 19h30 | Anfiteatro do Campus | UNESP-Marília
Av. Hygino Muzzi Filho, 737 | Marília – SP
Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.

Realização: Boitempo, Faculdade de Filosofia e Ciências/Marília; Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Apoio: Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana (NEOM); GP Cultura e Política do Mundo do Trabalho; GP Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano; Instituto Caio Prado Júnior (ICP); Instituto Astrojildo Pereira (IAP).

Belo Horizonte

26 de novembro | 14h | Auditório Nobre do CAD1 | UFMG
Avenida Antonio Carlos, 6627, Pampulha | Belo Horizonte – MG
Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Realização: Boitempo e Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG
Apoio: UFMG, CEDEPLAR

Goiânia
28 de novembro | 9h | Centro de Cultura de Eventos | UFG
Avenida Esperança, s/n, Campus II – Samambaia | Goiânia – GO

Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.

Realização: Boitempo, Avante-UNB, Faculdade de Educação Física e Faculdade de Educação da UFG

Sobre István Mészáros

Filósofo com grande produção teórica, Mészáros se configura como um dos maiores marxistas de nossa atualidade. Nasceu no ano de 1930, em Budapeste, Hungria, onde se graduou em filosofia e tornou-se discípulo de György Lukács no Instituto de Estética. Deixou o Leste Europeu após o levante de outubro de 1956 e exilou-se na Itália. Ministrou aulas em diversas universidades, na Europa e na América Latina e recebeu o título de Professor Emérito de Filosofia pela Universidade de Sussex em 1991. Entre seus livros, podemos citar: Para além do capital – rumo a uma teoria da transição (2002), O desafio e o fardo do tempo histórico (2007) e A crise estrutural do capital (2009), publicados pela Boitempo. Durante visita ao Brasil em 2013 lançará o livro O conceito de dialética em Lukács.

Sem título