Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Espaço Socialista convoca todos ao ato Contra o Racismo e o Genocídio e em defesa das reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras negrxs!


11 de novembro de 2013

Arte Convocacao Ato 20 de Novembro

O dia 20 de Novembro marca o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, uma data que resgata o Quilombo como principal movimento de libertação da população negra, força de trabalho compulsório largamente utilizada no desenvolvimento capitalista brasileiro. O Quilombo dos Palmares, além de refúgio dos rebeldes, foi também uma organização social que apontou qual sentido a luta dos trabalhadores negros escravizados deveria assumir rumo à libertação. Nesse caminho, construiu a unidade entre todos aqueles que não encontravam espaço para viver. Reuniram-se negros, brancos pobres, índios, mestiços e até judeus e árabes que fugiam da perseguição religiosa.

Construíram uma sociedade livre do latifúndio, da igreja, do falso moralismo e das amarras econômicas da sua época. Quem produzia tinha acesso a sua produção. Lutando contra a exploração econômica libertavam-se da dominação racista e religiosa. Palmares, de Zumbi, de homens e mulheres livres continua apontando o caminho de libertação do povo negro.
O ódio das classes dominantes a Palmares é porque ali se contrapunha materialmente a sociedade escravocrata, ou seja, havia condições de subsistir de maneira independente à Coroa.

E este ódio aos negros e pobres permanece até hoje. Ainda vivemos em uma grande senzala. É preciso construirmos novos quilombos.
Só a luta unitária contra todas as formas de opressão e controle combaterá o racismo e o genocídio do povo negro nas periferias e sertões do Brasil.

Segundo o próprio Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no Brasil atingem jovens, das quais mais de 75% são negros do sexo masculino. Entre 2000 e 2010, os homicídios que atingem jovens negros cresceram de 14.055 para 19.255. Vivemos o genocídio cotidiano já que a soma dos mortos em conflitos armados em de dez países, entre os quais estão Iraque, Índia, Israel e Afeganistão, é menor do que o total de homicídios ocorridos no Brasil no período de 2004 a 2007 (147.373 contra 157.332 – Mapa da Violência 2012). Estamos em guerra! Uma guerra contra nós.

Mas os problemas não param por ai. Os menores salários, os piores empregos, as piores condições de moradia. E essas condições são resultado do próprio desenvolvimento do capitalismo.

Já os governos (Federal e estaduais), ainda que algumas vezes de maneira mais mediada, continuam aplicando a fundo essa política de segregação contra os negros e negras. Uma política que conta com o apoio da imensa maioria dos partidos no congresso nacional e nas assembleias legislativas.

E dizemos em alto e bom som que só uma ação dos trabalhadores e de forma independente vai conseguir arrancar conquistas. Também consideramos fundamental a construção de uma unidade de todos os trabalhadores, negros, brancos, pretos, etc. como essencial para essa luta.

Neste sentido, o Espaço Socialista – ABC está fazendo um chamado a todas as organizações e entidades para a construção de um ato com um caráter classista e anti-governista que tenha como centro a defesa das reivindicações dos negros e a luta contra o racismo.

E para que não haja mais guerra entre nós:

Pelo fim do genocídio negro na periferia!
Para combatermos a exploração do homem pelo homem, a raiz do racismo.
Pelo fim do pagamento da dívida publica e investimento em obras e serviços públicos de qualidade!
Pela criação do imposto sobre as grandes fortunas e sua aplicação direta em saúde e educação!
Por um dia de luta anticapitalista contra o racismo!

 

 Espaço Socialista, Novembro de 2013.