Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Apoio e solidariedade aos estudantes, professores e funcionários em greve na UNESP.


5 de junho de 2013

 

Aumento ME

A Educação Pública, em todos os níveis, enfrenta o corte de verbas e, cada vez mais, a necessidade da unidade na luta se torna urgente. E se por um lado temos o avanço da privatização e da precarização do ensino. Por outro lado, temos a resistência e a mobilização como resposta aos ataques e a lógica do lucro.

 

Na UNESP, a resistência e a mobilização são sinônimos de greve. Estudantes, professores e funcionários aderiram à paralisação e o movimento, que teve início nos campus de Marília, Ourinhos, Assis e Araraquara, ganhou corpo e se alastrou por Franca e São Paulo.

 

Na pauta, os estudantes reivindicam o fim da perseguição ao movimento e aos seus métodos de luta, investimento na permanência estudantil, verbas para as várias bolsas e não o corte, mais vagas para moradia e a não aprovação do PIMESP, que irá excluir ainda mais a população negra das universidades.

 

Por permanência estudantil entendemos o conjunto de políticas e ações que garantem aos estudantes, filhos de trabalhadores, permanecerem na universidade e concluir seus estudos.

 

No entanto, os governos federal e estadual preocupados apenas com as parcerias público-privado buscam transformar o ensino das universidades em conhecimento técnico a serviço de empresas e não da necessidade humana. Dessa forma, reduzem as verbas e a partir da precariedade da universidade passam a sua manutenção à iniciativa privada, além de reduzir o valor das bolsas-assistência e atrasarem o pagamento, não possibilitam condições de trabalho aos professores e funcionários. E às reitorias cabe o papel de fiscalizar, coibir e punir estudantes.

 

A situação da Educação Pública é a demonstração do que os governos do PT e do PSDB reservam para os trabalhadores.

 

A greve unitária de estudantes, professores e funcionários torna-se a única saída para a denúncia, para o debate com a sociedade e para a possibilidade de resgate de um projeto de universidade a serviço do desenvolvimento humano.

 

Pela Permanência estudantil! Pela valorização de professores e funcionários!

 

Pela democratização do ensino! Por um ensino público, gratuito e de qualidade!

 

Todo apoio a greve da UNESP!

 

Espaço Socialista – Junho de 2013