Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Ato do Dia Internacional de luta da mulher: uma luta de todos!


28 de fevereiro de 2013

1_de_Maio_2013_Classista_A4

TODOS AO ATO DIA 09/03 – Concentração às 9h – Calçadão da Oliveira Lima – Santo André

Precisamos de nossos direitos garantidos e de condições de trabalho

Os governos falam em liberdade e igualdade de direitos. A televisão procura mostrar que tudo melhorou para a mulher trabalhadora. Mas, mesmo com o governo Dilma a realidade mostra que quase nada mudou.

Com as próximas reformas nas leis trabalhistas (ACE – Acordo Coletivo Especial) haverá o corte de direitos adquiridos, como a Licença Maternidade e o 13º salário.

Também haverá o aumento do trabalho precarizado (sem carteira assinada, sem FGTS, sem PIS, sem INSS) e mais terceirização da mão de obra, o que reduz muito o salário.

Quem precisa trabalhar para sobreviver sabe das consequências dessas reformas, mas a mulher que já ganha menos e é responsável pelo sustento dos filhos sofre ainda mais.

Um exemplo é o caso das escolas estaduais, onde 80% são professoras. O governo Alckmin contrata por um ano e deixa um ano sem contrato (Categoria O) para não pagar férias, 13º, para não ter direito de usar o Hospital dos Servidores Públicos e somente permite duas faltas por ano, ou seja, não se pode nem fazer um pré-natal.

 

Lutamos pelo fim da violência

 

A Lei Maria da Penha que deveria reduzir a violência contra a mulher ainda não é aplicada como deveria. Na região do ABC ocorre um caso de estupro por dia. São 16 casos de violência doméstica diariamente. Não tem Delegacia da Mulher que funcione nos finais de semana e 24 horas. Poucos são os recursos para socorrer a mulher violentada.

O assédio moral e o assédio sexual no ambiente de trabalho torturam. Os ônibus lotados, caros e atrasados retiram o nosso ânimo.

A falta de vagas nas creches públicas, a falta de moradia (aluguel alto, sem condição de comprar uma casa), a falta de lazer, o péssimo atendimento nos postos de saúde e nos hospitais públicos (onde milhares de mulheres morrem na hora do parto ou vítimas de abortos clandestinos) completam a carga de violência que nós, trabalhadoras, estamos submetidas.

 

Lutamos para mudar a vida

 

Sabemos que se dependermos dos governos, inclusive de Dilma, essa situação não irá mudar a nosso favor. Esses governos estão preocupados em manter o lucro das empresas, são capitalistas. Não temos ilusões. Sabemos que somente quando a mulher trabalhadora se organiza e luta junto com os demais trabalhadores é que a sociedade se transforma! Lutemos contra o machismo, a opressão e a exploração.

 

 

Queremos uma sociedade justa e sem qualquer tipo de opressão e exploração:

 

– Não à retirada de direitos trabalhistas (Acordo Coletivo Especial)

– Chega de violência contra a mulher!

– Por creches públicas, gratuitas e de qualidade!

– Educação sexual para decidir, anticoncepcional para prevenir e aborto legal para não morrer!

 

TODOS AO ATO DIA 09/03 – Concentração às 9h – Calçadão da Oliveira Lima – Santo André

 

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/133902013448744/

 

Subsede APEOESP Santo André

Renovar Pela Luta

Espaço Socialista