Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Nota sobre o 1º encontro do movimento de mulheres em luta do ABCDMRR


27 de dezembro de 2012

O I Encontro do MML ABCDMRR ocorreu no dia 24 de novembro de 2012, na subsede APEOESP Santo André, contou com a participação de cerca de 40 companheiras, antecedendo o Dia Latino Americano e Caribenho de Luta contra a Violência à Mulher.

A partir de Informes Políticos sobre a situação da mulher na sociedade capitalista e do atual momento da luta de classes, debatemos vários elementos de análise da atual realidade em crise e a necessidade de intensificarmos a nossa organização, inclusive na região.

Propomos (através desta) ao Movimento de Mulheres em Luta Nacional/Estadual a construção de um 08 de Março (Dia Internacional de Luta da Mulher) de luta, classista, anticapitalista, com outras organizações de esquerda e independente do governo, ou seja, não com as organizações e entidades que defendem o governo Dilma, que corta verbas essências para a luta da mulher.

Aprovamos uma luta ampla por creche na região, incorporando a iniciativa das diversas companheiras, juntamente com a campanha por mais creche pública, gratuita e de qualidade vinculada à discussão sobre Educação (10% do PIB já, déficit de vagas, contra a municipalização do ensino, etc.).

Também aprovamos a Campanha contra a violência à mulher vinculada a luta por mais Delegacias da Mulher com funcionamento 24 h e finais de semana, por mais casas-abrigo, concurso público específico para Delegadas; aplicação e ampliação da Lei Maria da Penha; Campanha contra o Acordo Coletivo Especial (ACE) que aprofunda a precarização e a intensificação do trabalho ligada à luta contra o assédio moral e sexual e à luta por trabalho igual, salário igual, ligada intensamente à questão da mulher negra; Campanha pela descriminalização e legalização do aborto ligada ao esclarecimento sobre o número de mortes de mulheres, contra o novo código penal, pelo direito da mulher decidir sobre o seu próprio corpo, por hospitais públicos preparados para esse atendimento; Buscaremos organizar a discussão LGBT voltada à questão das mulheres lésbicas; a discussão sobre a luta antimanicomial e a situação das mulheres encarceradas e em situação de rua. Buscaremos também elaborar cartilha sobre a situação da mulher, a ser aprovada no próximo Encontro.

Utilizaremos os meios sociais para divulgação das campanhas e para apresentação das discussões realizadas, bem como cartas abertas, panfletagens, boletins, cartilhas, etc. para esclarecimento à população e nas frentes de atuação sobre as várias formas de violência contra a mulher e a necessidade de organizarmo-nos. O primeiro material deverá apresentar o balanço do Encontro.

Aprovamos Moção de Apoio e Solidariedade às estudantes em luta na FAPSS; Moção de Apoio e Solidariedade aos trabalhadores e estudantes da PUC em greve; Moção de Apoio e Solidariedade aos estudantes perseguidos e/ou processados da Fundação Santo André; Moção de Repúdio contra a Sabesp pela demissão da trabalhadora transexual e Moção de Apoio e Solidariedade à trabalhadora com solicitação de posicionamento ao SINTAEMA.

Para 2013, além de outras iniciativas, o MML ABCDMRR buscará organizar juntamente com as estudantes em luta da FAPSS, uma plenária, por ocasião do 08 de Março e impulsionará atividades na Fundação Santo André e outras faculdades, entidades, etc.

A Executiva, composta proporcionalmente por sete companheiras, deverá encaminhar as propostas do I Encontro do MML ABCDMRR e elaborar proposta de sustentação financeira do Movimento na região.

O próximo Encontro do MML ABCDMRR também deverá ser em uma cidade centralizada da região.

Saudamos a todas as participantes e ao vitorioso I Encontro do MML ABCDMRR!

Santo André, 25 de Novembro de 2012.