Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

POR UMA VIDA DIGNA, LUTAMOS!


1 de junho de 2012

  

Há dois meses acampamos no terreno da Av. Adriático, na Ocupação Novo Pinheirinho para cobrar da Prefeitura de Santo André uma ação sobre o grave problema de falta de moradia. Na Constituição Federal e na lei orgânica do município é dever dos governos resolver. Os trabalhadores têm direito à moradia digna! Somos cerca de 1300 famílias e lutamos porque já perdemos a paciência!

Perdemos a paciência com um cadastramento e uma fila de espera sem fim! Somos trabalhadores e trabalhadoras sem-teto que cansamos de tentar comprar uma casa e não conseguirmos, por receber baixos salários e de ter que pagar aluguéis, enquanto nossos filhos se alimentam com pouco! Moramos há anos de favor na casa de parentes, ou em situação precária em favelas ou áreas de risco, porque não nos foi dada outra escolha!

Somos famílias que se encontram em locais onde não passa coleta de lixo, rede de esgoto, falta vagas nas creches, não há postos de saúde. Somos mais de 25 mil famílias sem teto na cidade de Santo André e não vamos mais ficar calados diante desse pouco caso! O terreno onde acampamos é uma Zona Especial de Interesse Social e, conforme o plano diretor da cidade é um local para a construção de, pelo menos 70% de moradias populares, de interesse social.

Ainda por cima, o dono desse terreno está há muitos anos descumprindo a Constituição Federal, o artigo 184, que diz que toda terra precisa ter uma função social. Não por acaso, os poderosos deixam de cumprir as leis quando é para punir os ricos, mas quando é para criminalizar os pobres são enérgicos. Ao reivindicarmos a construção de casas no local, estamos combatendo uma injustiça! O direito à vida digna não pode ficar abaixo do direito à propriedade!

QUEREMOS JUSTIÇA!

A Prefeitura de Santo André, o prefeito Aidan, não está cumprindo as leis do país e estamos denunciando isso junto à população assim para pedir a sensibilidade e o apoio de todos, porque acreditamos que todos querem que a justiça seja feita!

Desde o dia 2 de março quando acampamos no terreno fizemos diversas manifestações e marchas para buscarmos o diálogo com a Prefeitura.

A Prefeitura tenta atrapalhar as negociações. Diz que o proprietário da área não quer negociar a venda, enquanto isso o Aidan, acusado de corrupção, fica parado e a liminar de despejo ameaçando as famílias de novamente não terem para onde ir.

Já tentamos com o Governo Federal (Dilma) e o Estadual (Alckmin), mas se esses três não entrarem em um acordo não vamos conseguir resolver esse problema de moradia. Os programas habitacionais desses governos não são para as pessoas que têm renda de 0 a 3 salários mínimos. É como se nós não existíssemos.

Não podemos suportar que o dinheiro público, do suor dos trabalhadores, seja usado para a corrupção, para os bancos e para as empresas enquanto nós não temos nem onde morar.

A Prefeitura de Santo André, junto com Aidan, mentem e tratam com descaso quem precisa de moradia!

Vamos continuar lutando para exigir que a Prefeitura de Santo André se comprometa de fato a fazer a negociação. Nesses 120 dias de prorrogação para o despejo, não iremos descansar. Queremos uma solução definitiva.

MTST! A luta é pra valer!

COMITÊ DE APOIO E SOLIDARIEDADE

No ABC temos locais para arrecadação de alimentos, brinquedos, roupas, etc.: Em Santo André: APEOESP (Gertrudes de Lima, nº 244, Centro), São Bernardo: APEOESP (Av. Prestes Maia, nº 233, Centro; Na Ocupação: Travessa da Rua Capitanias, s/nº, Teles de Menezes).

 

Contatos MTST/ABC: Maria 8155-2983 ou Rosa 6458-0704 www.mtst.org

 

Comitê de Apoio e Solidariedade Novo Pinheirinho: APEOESP Subsede Santo André, APEOESP Subsede São Bernardo, TLS, SINTRAJUD, SinSIFES/ABC, PSOL, Organização pelo POM. Espaço Socialista.

 >> Versão em PDF