Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Não à repressão na FSA: o Diretório Acadêmico é dos estudantes!


3 de fevereiro de 2012

Não à repressão na FSA: o Diretório Acadêmico é dos estudantes!

Nos ultimos anos, esta Reitoria, composta por três figuras centrais, professor Oduvaldo Cacalano (“o reitor” ou o fantoche), professora Edna Mara (secretária do Reitor, mas que na verdade é  quem manda) e o professor Flávio Morgado ( aquem foi delegada a tarefa de expulsar estudantes da universidade, com uma política inflexível de cobrança de mensalidades), vem tomando medidas cada vez mais fascistas  em relação ao conjunto dos funcionários, professores e estudantes.

            Vale a pena recordar que quando derrubamos o corrupto e autoritário ex-Reitor Odair Bermelho, com o importantíssimo movimento de 2007, registrado em um belíssimo documentário1 , essa mesma quadrilha se apresentou como algo supostamente mais democrático.

Os anos se passaram. Já no começo de 2012, esse mesmo grupo escancara coisas que fazia às escondidas, violando o direito democrático na universidade, invadindo o espaço de organização de luta dos estudantes, revirando tudo, mexendo em pertences pessoais sem autorização nem conhecimento dos estudantes e modificando a estrutura física do DIRETÓRIO ACADEMICO HONESTINO GUIMARÃES (D.A.H.G). A reitoria dissemina a falácia de que sua ação era uma reivindicação histórica dos estudantes, porém, estes sequer foram minimamente consultados. Na verdade, isso só deixa mais evidente que se esta quadrilha e sua corja não respeitam a forma de organização dos estudantes em luta, respeitará menos ainda aqueles de braços cruzados.  Nem o corrupto Odair Bermelho chegou a cometer tamanha atrocidade.

  A tal reforma no espaço físico do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães pode vir a por fim ao patrimônio histórico de luta dos estudantes, como também, arrisca a própria existência da entidade. Afinal, se a receita financeira vinha do aluguel das feirinhas e da Xerox, extintas também nesta atitude arbitrária da reitoria, como fica agora a autonomia financeira dos estudantes para lutar contra os desmandos da reitoria?

                        Manifestamos repúdio à ação da reitoria, caracterizamos sua atitude como arbitrária e como um desrespeito sem precedentes à representação estudantil. Chamamos todos os estudantes a saírem em defesa do Diretório Acadêmico, se posicionarem contra a repressão e a se colocar na luta por uma universidade que atenda aos interesses dos trabalhadores.

Não aos desmandos da reitoria!

Não à repressão aos estudantes!

Por um movimento estudantil autônomo!