Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Nota do Espaço Socialista Em Repúdio à repressão aos estudantes em luta na USP


10 de novembro de 2011

Vimos repudiar a ação truculenta realizada pela polícia para desocupação da reitoria da USP e a forma como os estudantes foram e estão sendo tratados após sua retirada.

Contra 73 estudantes foram acionados mais de 400 homens da Tropa de Choque, a cavalaria, o Gate e helicópteros. Medidas jurídicas igualmente desproporcionais foram usadas para punir. Tortura psicologica e inclusive fisica foi usada como ferramenta de controle dos ocupantes.

Mesmo os estudantes decidindo não oferecer resistência, dada a correlação de forças completamente desproporcional, foram levados presos ao 91º DP e, a partir de orientação da secretaria de segurança do estado, foram indiciados e enquadrados em artigos que, pela primeira vez, na prática, criminalizam os participantes e o movimento em si, como se se tratasse de um bando de baderneiros e não de um movimento político. Além disso foi fixado valor de fiança de 545,00 reais por estudante.

Ora, não vemos a mesma dureza das instituições para com os casos de corrupção envolvendo políticos, Reitores e empresários que trazem prejuízos de bilhões ao dinheiro público. Tampouco é adotado o mesmo procedimento quando se trata de situações envolvendo membros do Estado e das próprias forças armadas. O caso de “compra-e-venda” de emendas que esteve em pauta na Assembleia Legislativa de São Paulo e os casos de assassinatos de jovens inocentes na periferia pela polícia não são tratados com o mesmo “rigor”. Na própria USP há várias denuncias de corrupção que nunca são investigadas pois atingiriam os setores dirigentes da universidade e do governo.

Isso não é casual. No país e no mundo estamos presenciando uma escalada da repressão e criminalização dos movimentos sociais, dos trabalhadores e estudantes a serviço de manter uma ordem de opressão e exploração que cada vez mais mostra sua crise, apesar de todas as operações para salvar o capitalismo com o dinheiro público.

As manifestações de descontentamento são ignoradas pela grande mídia e quando os trabalhadores e estudantes adotam ações práticas para se fazerem ouvir, como agora no caso da ocupação da reitoria da USP, estes são silenciadas à força e sua acao deslegitimada por meio de mentiras.

A ocupação da reitoria da USP colocava em pauta não apenas a permanência da PM no campus, mas também o projeto de privatização que está em curso nesta e nas demais universidades públicas do país a partir das políticas tanto dos governos estaduais como do governo Dilma.

A manutenção da polícia no campus de universidades e sua entrada cada vez mais frequente no interior das escolas públicas, bem como a instalação de câmeras não são para a segurança do cidadão comum, conforme é alardeado pela grande mídia, mas para vigiar e reprimir qualquer manifestação coletiva de indignação contra as injustiças que ocorrem no interior das instituições de ensino. Portanto vale a pena lembrar que o convênio firmado com a universidade de Sao Paulo é o pontapé inicial de um projeto nacional de repressão nao só ao movimento estudantil, mais sim a todo os trabalhadores que se levantarem em luta em defesa de seus direitos e contra o modelo  capitalista de sociedade.

  • Mais nenhum processo e fim dos processos existentes envolvendo estudantes e funcionários da USP!
  • Pela retirada dos processos criminais contra os 73 estudantes que participaram da ocupação!
  • Fim do convênio da USP com a polícia militar. Fora a PM!
  • Fora Rodas! Por uma gestão democrática na USP! Por uma forma democrática de eleição da direção!
  • Não aos projetos de privatização nas universidades públicas!
  • 10% do PIB para a Educação pública Já!
  • Por um governo dos trabalhadores baseado em suas organizações de luta!
  • Por uma sociedade socialista!

Coordenação do Espaço Socialista