Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Nota do Espaço Socialista sobre a prisão dos companheiros no RJ


24 de março de 2011

Nota do Espaço Socialista sobre a prisão dos companheiros no RJ

            Como se não bastasse a violenta e desproporcional repressão policial a um ato claramente pacífico, ficamos surpresos com a notícia da prisão de 13 companheiros, nesta sexta feira, 18, no ato de protesto contra o presidente dos EUA, Barack Obama no Rio de Janeiro.  Os manifestantes foram enquadrados em diversos artigos e sequer terão direito a fiança, já tendo sido transferidos para o presídio de Bangu I.

 Os companheiros presos, dentre eles 3 mulheres, protestavam contra a imagem de um grande símbolo do imperialismo capitalista, responsável pelo massacre diário de seu povo e pela manutenção das invasões assassinas no Oriente Médio, que matam e mutilam constantemente nossos companheiros de classe.

 A vinda de Obama está a serviço dos interesses das grandes empresas estadunidenses em se apossar de partes importantes do pré-sal, em abrir mercados para os seus produtos, ao mesmo tempo em que fecham o seu mercado para os produtos brasileiros. Há também o interesse em obter contratos para tocar as obras  da Copa do Mundo e das Olimpíadas, e pressionar  o Governo brasileiro na questão da compra dos jatos militares. Ou seja, o Governo Obama, por meio da diplomacia e dos acordos econômicos, visa repassar para o Brasil parte dos efeitos da crise do capitalismo, que tem o seu centro justamente nos EUA.

 O governo Dilma demonstra seu compromisso com os EUA e o desejo de retomar uma relação privilegiada, buscando conseguir uma vaga no Conselho de Segurança da ONU e para isso não hesita, em parceria com o Governo Cabral, em reprimir duramente qualquer manifestação que possa manchar a imagem de país dócil e obediente ao "amo do norte". 

 Essa repressão duríssima para com uma simples manifestação mostra uma tendência do regime democrático-burguês em querer criminalizar os movimentos sociais e além disso tratá-los como crime comum.

 Além disso, após a entrada das forças armadas nas favelas o que se tem é uma maior militarização do Rio de Janeiro e das grandes cidades e uma menor liberdade democrática de manifestações.

 O Espaço Socialista declara total apoio aos companheiros presos injustamente e se põe contra qualquer criminalização dos movimentos. Somos lutadores e não criminosos. Prestemos solidariedade aos companheiros e repudiemos fortemente tais punições. Chamamos todos os todos os trabalhadores a se incorporar à campanha pela imediata libertação os companheiros.