Desde março de 2019 o Espaço Socialista e o Movimento de Organização Socialista se fundiram em uma só organização, a Emancipação Socialista. Não deixe de ler o nosso Manifesto!

Telemarketing: TRABALHADORES ATENTO (S) À EXPLORAÇÃO


21 de outubro de 2010

TRABALHADORES ATENTO (S) À EXPLORAÇÃO

É fácil de perceber que vivemos em um sistema constantemente em crise, vemos crise na economia, crise ambiental, crise na política, crise na relação entre as pessoas, dentre outros aspectos da vida dos homens de hoje que se encontram visivelmente em crise. Váriossetores da sociedade abordam estes problemas, cada um atribuindo um responsável por eles. Mas basta observar que estamos passando por uma crise do modelo de sociedade

em que vivemos, a sociedade capitalista, e um olhar mais atento aponta facilmente o culpado pelo nosso sofrimento: os patrões!

Os patrões vivem e muito bem às custas do massacre de nossas vidas, dedicadas quase que totalmente ao fornecimento de lucros incalculáveis a eles. Desta sociedade em eterna crise, moldada para atender aos interesses de poucos, decorrem medidas destes poucos, os patrões, a chamada burguesia, para manter as coisas sempre como estão, de mal a pior para a classe trabalhadora, e desta forma manter seus privilégios.

Nós, enquanto classe, já conquistamos diversos direitos no passado, sempre com muita luta, e precisamos dar uma resposta à altura para não perdermos estas conquistas, alcançarmos melhores condições de vida e trabalho, e construirmos uma sociedade em que lutas e opressões não serão mais necessárias.

 

TELEMARKETING: O SUPRASUMO DA EXPLORAÇÃO

No setor de telemarketing, e especificamente no caso dos trabalhadores da Atento, esta precarização pode ser vista de forma bastante acentuada na falta de organização das ilhas, na sobrecarga de funções, no atendimento de diversos produtos por um só analista – pois desempenhamos funções de analistas -, descontos e advertências por pequenos atrasos, na falta de segurança para realizar o trabalho, dentre outros.

Os teleoperadores trabalham duramente e geram lucros gigantescos para a Atento, prestando serviço de analistas – que recebem de salário cerca de R$ 750,00 – e recebendo salários baixíssimos, quem nem ao menos correspondem ao mínimo salarial estadual; Nós, trabalhadores, não devemos mais aceitar as péssimas condições de trabalho a que estamos sujeitos.

Devemos estar prontamente contra a pressão exagerada por metas, assim como os descontos e advertências por pequenos atrasos. Devemos exigir mais respeito aos trabalhadores do telemarketing, com pausas maiores que permitam algum descanso, e também com um vale alimentação digno – que leve em consideração as necessidades do trabalhador no trabalho e em casa.

Somente através da luta organizada os trabalhadores da Atento conseguirão exigir da empresa a contratação de mais funcionários para acabar com as grandes filas de ligações e para evitar que o teleoperador receba ligações das quais não está preparado para atender. É preciso também cobrar da empresa e da comissão da cipa melhores condições de trabalho, apoios para os pés e pulsos, adequação no volume dos headsets, controle da temperatura do ar-condicionado, um maior diálogo com os trabalhadores e prestação de contas do trabalho que desenvolvem na empresa para melhorar as condições de trabalho.

O sistema capitalista não nos deixa tempo e muito menos recursos para viver dignamente. Os trabalhadores de todo o mundo só se libertarão da opressão que os corrói quando se organizarem e lutarem juntos pelos interesses de todos os trabalhadores – os interesses de quem produz toda a riqueza existente no mundo, e que injustamente só recebe migalhas e humilhações como pagamento. Devemos direcionar toda nossa ira contra a lógica capitalista, os governos burgueses e os patrões, que roubam a cada dia o melhor das nossas vidas, como o direito ao lazer, ao trabalho desalienado, ao amor e à criação artística.

Chamamos à luta todos os trabalhadores da Atento, temos que nos organizar para juntos combatermos a exploração da nossa classe.

 

Nesta luta, exigimos:

♦ Fim da pressão por metas!

♦ Chega de descontos e advertências por pequenos atrasos!

♦ Salário de analista já!

♦ Por um vale-alimentação digno que leve em consideração as necessidades do trabalhador no trabalho e em casa.

♦ Pela contratação de mais funcionários para acabar com a sobrecarga de trabalho!

♦ Por melhores condições de trabalho: apoios para os pés e pulsos, adequação no volume dos headsets, controle da temperatura do ar-condicionado!

♦ Por uma CIPA participativa e comprometida com os teleoperadores.

♦ Por uma sociedade sem exploração.